STARTUPS

Lojas Renner entra para o Cubo Itaú

Foco da companhia é nas áreas de moda e lifestyle, experiência de compra e sustentabilidade.

08 de maio de 2024 - 12:20
Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner. Foto: Claudio Belli/divulgação.

Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner. Foto: Claudio Belli/divulgação.

A Lojas Renner, uma das maiores varejistas de moda do país, acaba de entrar para o Cubo Itaú, badalado ecossistema de inovação ligado ao banco.

Segundo a empresa, o objetivo é facilitar o acesso e comunicação com as mais de 470 startups e outras corporações que fazem parte da plataforma digital.

Além disso, a companhia poderá usar o canal para lançar desafios com foco em criar soluções específicas para suas necessidades. A ideia é antecipar tendências e acelerar o desenvolvimento de iniciativas que aprimorem a oferta de produtos e serviços.

O foco será nas áreas de moda e lifestyle, experiência de compra e sustentabilidade.

“Ingressar na comunidade do Cubo é mais um passo importante da nossa estratégia de inovação aberta. O acesso antecipado a novas tecnologias, modelos de negócio e talentos empreendedores é essencial. Mas isso não se faz olhando somente para o ambiente interno da corporação”, explica Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner.

A entrada no ecossistema também é fruto da colaboração entre o Cubo e o Instituto Caldeira, principal hub de inovação de Porto Alegre, do qual a Renner foi uma das fundadoras em 2021. 

No mesmo ano, a varejista criou sua área de inovação aberta para se relacionar com startups. Desde então, mapeou mais de mil empresas no Brasil e no exterior, conectou-se com cerca de 280 delas e realizou mais 35 provas de conceito ou parcerias.

Em 2023, lançou o Renner Startups, canal oficial próprio para facilitar que as interessadas possam propor diretamente suas soluções. 

A companhia também conta com o RX Ventures, um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) que efetua investimentos minoritários em startups em estágio inicial, com foco nos segmentos de moda e sustentabilidade, varejo físico, e-commerce, marketing, logística e serviços financeiros.

Desde 2022, já foram feitos aportes nas brasileiras Klavi e Logstore e nas norte-americanas Radar e Connectly.

Constituída em 1965, a Lojas Renner abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa.

Atualmente, são mais de 650 lojas em operação, considerando as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Repassa. 

Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a companhia tem unidades no Uruguai e na Argentina. A Lojas Renner é formada ainda pela financeira Realize CFI e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.

Inaugurado em 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú tem mantenedores como Dasa, VLI, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, ConectCar, iCarros, Bike Itaú, vec Itaú, Wilson Sons, Saint-Gobain, TIM, Stellantis e NTT Data Brasil.