PARTIDAS

Lufthansa vai demitir 2 mil na TI

Corte representa 10% da área administrativa da gigante aérea.

29 de setembro de 2025 - 09:07
É hora da partida para muitos funcionários da TI da Lufthansa. Foto: Depositphotos.

É hora da partida para muitos funcionários da TI da Lufthansa. Foto: Depositphotos.

A Lufthansa, uma das maiores empresas aéreas do mundo, vai demitir 2 mil funcionários da sua área de TI até 2030, cifra que é equivalente a 10% do total de 20 mil empregados da área administrativa da empresa.

Quem revela é o Handelsblatt, um dos maiores jornais de economia da Alemanha. A Lufthansa só fala num número total de 4 mil demitidos, ou 20% do total. 

A área de TI da Lufthansa passa no momento por uma grande reformulação, batizada de “One IT”, parte de uma reestruturação administrativa geral, com o codinome “Matrix Next Level”.

A ideia é simples: unificar e centralizar as funções das diferentes marcas do guarda chuva Lufthansa, que incluem nomes menos conhecidos como Swiss, Austrian e Brussels Airlines.

Em nota, a companhia fala também em “digitação, automatização e unificação de processos”, sem dar maiores detalhes do que isso significa na prática. 

A essas alturas do campeonato, uma boa aposta seria em inteligência artificial. 

Devem permanecer apenas funções necessárias para os clientes, para atender requisitos regulatórios e de segurança ou que reduzam a reduzir custos, segundo teria dito o CEO em uma reunião interna, revela o Handelsblatt.