ARMAZENAMENTO

Magalu anuncia serviço de nuvem próprio

Com lançamento previsto para 12 dezembro, o objetivo é livrar usuários de taxas em dólar.

28 de novembro de 2023 - 15:28
Luiza Trajano (Foto: Divulgação)

Luiza Trajano (Foto: Divulgação)

A Magalu, gigante brasileira do varejo, prepara o lançamento de um serviço de computação em nuvem para o próximo dia 12 de dezembro.

Nas palavras de Luiza Trajano, presidente do conselho de administração da empresa, a ideia é “livrar os empresários das taxas em dólar” e “concentrar o armazenamento de dados de seus negócios no Brasil”.

O anúncio foi feito durante um evento que aconteceu em São Paulo nesta terça-feira, 28.

De acordo com a empresária, a solução vem sendo desenvolvida há dois anos e hoje abarca 30% de toda a tecnologia da varejista.

O período coincide com o boom de aquisições da empresa entre 2020 e 2021. Só no primeiro ano, foram 11 aquisições, entre elas Estante Virtual, AiQFome, Hubsales, Stoq, Inloco, Canaltech, ComSchool e a Hub Fintech.

No segundo, foram pelo menos outras 11: KaBuM!, Sode, Juni, Plus Delivery, ToNoLucro, GrandChef, Bit55, Jovem Nerd, SmartHint, VipCommerce e Steal The Look.

Segundo a Folha de S. Paulo, o serviço de nuvem fará parte da área digital da Magalu em um primeiro momento. Futuramente, a ideia é que ele se desdobre em uma empresa separada, com o objetivo de atender também micro e pequenos empresários.

Listada no Novo Mercado da B3 desde maio de 2011, a Magalu conta com mais de 38 mil funcionários e 1,3 mil lojas em 20 estados do país.

A companhia possui outras cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual — além de milhares de sellers em seu marketplace, que conta com 30 milhões de usuários ativos no aplicativo.