OPERAÇÃO

Magalu: automação tributária com Dootax

Solução otimizou o processo manual de geração e pagamento de tributos da empresa.

17 de outubro de 2023 - 10:05
A Magalu ainda é dona de seis marcas on-line. Foto: Divulgação

A Magalu ainda é dona de seis marcas on-line. Foto: Divulgação

A Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do país, adotou uma solução da Dootax, plataforma paulista de automação fiscal, para otimizar seu processo de pagamentos de tributos.

A necessidade pela solução passou a ser sentida após o surgimento da Emenda Constitucional 87/2015, que exigia a emissão de guias para cada nova operação.

A medida, então, acabou expandindo a demanda tributária da Magalu, o que tornava o processo árduo para os funcionários.

Dessa forma, a empresa adotou o módulo Pagamento de Tributos da Dootax, uma ferramenta que ajuda a simplificar a geração de guias, como a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) e impostos.

Com a solução, o processo de gerar e pagar tributos que era feito manualmente passou a ser otimizado, o que gerou a realocação de funcionários para uma área mais estratégica.

A Magazine Luiza começou a parceria com a Dootax em 2015 e atualmente, além do módulo de pagamentos, também utiliza a solução voltada à gestão de certidões negativas de débitos e está trabalhando em outros dois projetos que utilizam os módulos de Caixa Postal Fiscal e Gestão de Tarefas Fiscais. 

Listada no Novo Mercado da B3 desde maio de 2011, a Magazine Luiza conta com mais de 47 mil funcionários e 1,3 mil lojas em 21 estados do país. 

A Magalu ainda é dona de seis marcas on-line: Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!, e a plataforma de food delivery AiQFome.

Em atuação desde 2018, a Dootax tem mais de 35 mil CNPJS cadastrados na plataforma e já processou mais de R$ 63 bilhões em tributos. Entre seus clientes, estão nomes como Ambev, Azul Linhas Aéreas, C$C, Centauro, Gerdau, Nestlé, O Boticário, Renner e Yamaha.