.png?w=730)
Foto: Depositphotos
As empresas de maquininhas de pagamento se posicionaram contra a Tim, Vivo e Claro, após as operadoras anunciarem que possuem planos de descontinuar os sinais de telefonia móvel 2G e 3G no país frente aos custos elevados e baixo retorno da modalidade.
Como as conexões 4G e 5G ainda não chegam a regiões remotas e áreas rurais, o comércio ainda depende exclusivamente das redes 2G e 3G nessas localidades.
Segundo a Associação Brasileira de Internet (Abranet), que representa as empresas de maquininhas de pagamento, grande parte do território nacional não possui cobertura de tecnologias mais avançadas por falta de obrigação regulatória e de interesse econômico, com restrição apenas a grandes centros urbanos.
Para resolver o problema, a Conexis, associação que representa as operadoras, sugere que seja feito um upgrade das redes mais modernas para que operem nas mesmas frequências das conexões mais antigas.
A decisão pelo desligamento das conexões ainda está em análise na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Hoje, o 2G e o 3G reúnem 20 milhões de usuários em todo país.