SATÉLITE

Sencinet faz interconexão para 3R Petroleum

Contrato fechado no ano passado definiu implementação em todas as instalações da produtora de petróleo no Brasil.

17 de maio de 2023 - 11:12
A 3R Petroleum tem foco na produção de óleo e gás em terra e mar (Foto: Divulgação)

A 3R Petroleum tem foco na produção de óleo e gás em terra e mar (Foto: Divulgação)

A Sencinet, integradora paulista de telecomunicações e serviços em nuvem, assumiu o serviço de interconexão via satélite entre a sede da 3R Petroleum, companhia brasileira de capital aberto que produz petróleo e gás em terra e mar, no Rio de Janeiro, e as unidades marítimas e terrestres da empresa.

O movimento ocorre após a integradora concluir a instalação dos equipamentos necessários para a operação, definida em um contrato fechado no ano passado.

Com a implementação ainda em andamento, os serviços da Sencinet serão adotados por todas as instalações da 3R, localizadas em cinco estados brasileiros.

Atualmente, a companhia atua em sete ativos produtores de óleo e gás, em terra e mar, localizados em quatro bacias sedimentares: na Bacia Potiguar, a 3R opera os Polos Macau, Areia Branca e Fazenda Belém; na Bacia do Recôncavo, os Polos Rio Ventura e Recôncavo; na bacia do Espírito Santo, o Polo Peroá; e na Bacia de Campos, o Polo Papa Terra, estes dois últimos no mar. 

Para Henrique Kronemberger, gerente de TI da 3R Petroleum, a parceria com a Sencinet é estratégica para assegurar a comunicação e interligação entre as diferentes unidades da companhia.

“A 3R está na fase de consolidação dos ativos adquiridos e poder contar com uma empresa com expertise em conectividade, com foco em eficiência operacional, é fundamental”, afirma.

A Sencinet é oriunda da operação latino-americana da operadora British Telecom, que se tornou independente em 2020. 

Na época, a nova empresa tinha 400 clientes em 15 países na América Latina, com um faturamento de aproximadamente R$ 785 milhões.

Com sede em São Paulo, a Sencinet possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá, quatro data centers e cinco teleportos, que compõem uma rede de satélites integrada.

Segundo a empresa, essa estrutura é capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. A companhia é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países e conta com um portfólio de 400 clientes.

No segundo semestre do ano passado, a Sencinet também realizou a interconexão via satélite entre a estação central da Petrobras, no Rio de Janeiro, e todas as unidades marítimas e terrestres da companhia.

A integradora foi anunciada como escolhida após vencer a licitação. O contrato é de cinco anos e prevê o fornecimento, instalação e manutenção dos kits de equipamentos necessários para a operação em localidades offshore (plataformas e embarcações) e onshore (escritórios, refinarias e outras instalações). 

Fundada em 2014, a 3R Petroleum está listada no Novo Mercado da B3 e tem foco na produção de óleo e gás em terra e mar.

Com mais de 500 funcionários listados no LinkedIn, seu nome faz referência a Repensar, Redesenvolver e Revitalizar.