.jpg?w=730)
Aline Brustolin, gerente comercial da Maven. Foto: divulgação.
A Maven é uma govtech gaúcha, desenvolvedora do MavenDoc, plataforma para visualização de documentos, utilizada por grandes empresas públicas como TCU, Ministério Público de São Paulo, Superior Tribunal Militar, entre outras.
Um dos recursos mais utilizados é o tarjamento manual de documentos onde o cliente pode esconder áreas do documento que não devem aparecer publicamente.
Com o crescente volume de pedidos de acessos em documentos públicos, a operação manual não é mais viável, então a Maven lançou uma IA para tarjamento automatizado de dados, reduzindo o trabalho manual em 99%.
Segundo a gerente comercial da Maven, Aline Brustolin: “Nossos clientes têm uma muito grande de segurança das informações e ao mesmo tempo agilidade no trabalho. Erros humanos são responsáveis por 90% dos vazamentos de dados. Imagine confiar no olho humano para manualmente decidir quais dados devem ser removidos de documentos?”
Inovação e inteligência artificial
Além da versão “on-premise” (instalada na infraestrutura do cliente), o produto possui uma versão na nuvem chamada de “MavenDoc SaaS” que permite às empresas privadas e órgãos públicos processar, classificar e proteger dados em documentos.
O principal diferencial do produto é o motor de tarjamento inteligente, que identifica automaticamente dados pessoais como nomes, CPF, endereços, rostos de pessoas, realizando o ocultamento conforme os critérios legais de anonimização ou pseudoanonimização.
Com a utilização de OCR, documentos digitalizados, inclusive com escritas a mão, conseguem ser reconhecidos e terem seus dados protegidos.
“O MavenDoc SaaS nasce como resposta direta à demanda crescente por soluções automatizadas que ajudam empresas a se manterem em conformidade com a LGPD sem engessar seus fluxos operacionais ou fazer com que colaboradores fiquem horas realizando um tarjamento e que, em muitos casos, não é seguro, podendo ser removido e permitindo acesso ao dado”, afirma Aline Brustolin.
É possível testar gratuitamente a IA do Mavendoc em https://maven.com.br