Rafael Gontijo, CEO e cofundador da Oppem (Foto: Divulgação)
A Oppem, plataforma mineira que centraliza a gestão de contratos e equipes terceirizadas no setor industrial, captou um investimento de R$ 350 mil liderado pelo Fiemg Anjos, programa da Federação das Indústrias de Minas Gerais que visa fomentar o empreendedorismo inovador no setor.
Fundada em 2018 em Belo Horizonte, a Oppem atua em todos os fluxos de gestão e controle através de um processo 100% digital. As empresas acompanham contratos individualmente, por projeto ou de forma integrada, antecipando impactos no cronograma.
Com isso, a startup promete menos custos e mais rastreabilidade para auditorias rápidas e seguras. De acordo com a companhia, sua solução reduz em 50% o retrabalho em inconsistências e aumenta em 40% a produtividade operacional.
Em 2025, a Oppem faturou cerca de R$ 8 milhões, alta de aproximadamente 100%. Seu portfólio de clientes inclui atualmente 20 grandes nomes como Gerdau, Suzano, Nestlé, McCain, ArcelorMittal e Via Cristais.
Para este ano, a meta é alcançar 100 grandes indústrias atendidas e dobrar novamente o faturamento. O montante captado será direcionado para a expansão comercial, o marketing e o posicionamento de mercado da marca.
A Fiemg representa o setor industrial do estado de Minas Gerais com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Lançada em abril do ano passado, sua divisão de investimentos tem como objetivo fomentar o empreendedorismo inovador no setor industrial, conectando empresários e investidores a negócios concentrados nos desafios do segmento.
Esse é o primeiro aporte da iniciativa, que planeja três novos investimentos para 2026.
