CIBERSEGURANÇA

MedicSolution sob ataque de ransomware?

Grupo KillSec alega ter roubado 34 GB de dados de pacientes na nuvem da AWS.

15 de setembro de 2025 - 15:20
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

A MedicSolution, provedora de software de gestão para o setor de saúde, teria sofrido um ataque cibernético que foi assumido pelo KillSec, um grupo de ransomware que alega ter roubado 34 GB de dados de mais de 94 mil arquivos. 

Segundo a empresa de cibersegurança Resecurity, os dados comprometidos incluem avaliações médicas, resultados de exames médicos, raios X, imagens de pacientes não editadas e registros relacionados a menores.

A companhia ainda afirma que a causa raiz do incidente foi a exfiltração de dados de um bucket inseguro do S3 da AWS, com uma janela de exposição estimada em "vários meses". 

Além disso, a Resecurity diz ter identificado vários pacientes e os contatado, descobrindo que nenhum deles tinha conhecimento do incidente.

O Baguete entrou em contato com a MedicSolution, que não se pronunciou sobre o caso até o momento da publicação desta notícia.

A MedicSolution possui um software médico com funcionalidades como agenda, calendário e prontuário que roda em sistemas Windows, macOS, Linux, Web e Mobile.

Alguns dias antes do Brasil, agentes do ransomware KillSec também atacaram instituições de saúde na Colômbia, Peru e Estados Unidos — sempre ameaçando vazar dados confidenciais caso as negociações não sejam iniciadas imediatamente.