A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) lança na sexta-feira, 26, sua vertical de empresas que atuam no segmento de telecomunicações.

O grupo, que tem como objetivo desenvolver projetos e ações comerciais conjuntas, reúne empresas que desenvolvem software, hardware e equipamentos de telecomunicações, vendendo para Brasil e exterior.

Inicialmente, compõem a nova vertical a Dígitro, Cianet, Suntech, LinhaLivre, V.Office, I8, Teclan, AGM, TalkAndWrite e Khomp. Nos próximos meses, a meta é integrar novas empresas ao grupo, segundo Norberto Dias, diretor da Cianet e coordenador da iniciativa.

O lançamento da nova vertical vai ocorrer durante um evento da Univali que faz parte de um Ciclo de Capacitação da Inovação - o Protelecom - voltado para empresas de TI e comunicação. O encontro tem apoio da Acate e é viabilizado com recursos do CNPq, via Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Serão cinco eventos. Este primeiro acontece no auditório da Acate, em Florianópolis, a partir das 8h15, e irá abordar o tema "O desafio da inovação constante"”, explica Dias. “Queremos apresentar aos gestores e empresários do setor tecnológico o conceito de inovação, sua importância e seus desafios”, complementa.

Para ele, a união de esforços por meio da construção de verticais específicas é uma realidade do cenário econômico brasileiro, especialmente no mercado de telecomunicações.

"Com as recentes fusões de grandes grupos de Telecom no país, muitos deles clientes de nossas tecnologias, é importante haver uma maior integração entre nós, fornecedores, para poder atender a este mercado com amplitude”, explica o coordenador do grupo catarinense.

Movimento vertical
Não é de hoje que a Acate aposta na tendência de formação de verticais.

No final de janeiro, a entidade lançou um grupo de empresas focado no setor de energia, reunindo companhias catarinenses que desenvolvem softwares, hardwares e equipamentos para concessionárias, distribuidoras, geradores, comercializadoras, clientes livres, entre outros agentes do segmento energético.

A vertical nasceu com oito associadas da entidade: Reason, AQX, Reivax, Way2 Techonology, Cebra, Netprecision, Traceback e W2B.
Antes disso, em novembro de 2009, a Acate lançou também um pólo de segurança eletrônica.

Duas empresas foram as pioneiras no lançamento do grupo: Segware, desenvolvedora de software na área de monitoramento de alarmes, e Seventh, especializada em software e equipamentos para monitoramento de imagens.

Além delas, fazem parte a CS, Contronics, Spherical e CSP, todas baseadas na capital catarinense, mas a ideia é atrair companhias de todo o estado.

Leia mais no Baguete
O lançamento das verticais de energia e segurança eletrônica da Acate foram notícia no Baguete.

As matérias podem ser lidas na íntegra pelos links abaixo.