
Empresa havia saído de um ambiente de data center On Premises e migrando suas aplicações para a AWS. Foto: Depositphotos
A Neurotech, pernambucana especializada em soluções de inteligência artificial, machine learning e big data, contratou a SoftwareOne, integradora mundial de TI, para modernizar o Riskpack, sua solução de análise de riscos para empresas.
Os objetivos do projeto eram preparar a arquitetura legada para as necessidades de crescimento da companhia e reduzir os custos da infraestrutura, além de fazer adaptações para tornar a solução mais flexível e contemplar inovações com maior agilidade.
A empresa já havia saído de um ambiente de data center On Premises e migrando suas aplicações para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) — por isso a necessidade de modernizar sua principal ferramenta.
“O Riskpack possuía uma arquitetura legada e, consequentemente, algumas características mais onerosas, como consumo, estrutura, tecnologia, máquina e administração, e este era o nosso principal desafio a ser solucionado”, explica Cleyton Leal, executivo líder de equipe de desenvolvimento de negócios da SoftwareOne.
O projeto, então, foi dividido em duas etapas: assessment e implementação.
Leal explica que a solução era uma aplicação monolítica, com uma parametrização e infraestrutura específica para cada cliente, hospedados em máquinas virtuais e com processos manuais.
“Por conta dessas características, seu custo de consumo estava superando 17%. Ou seja, apenas a despesa de plataforma estava consumindo 17% do total de custos destinados a todo o Riskpack”, detalha o executivo.
Além da redução de custos, outros pontos a serem melhorados foram identificados, como operação, monitoramento e performance.
Para que o projeto iniciasse, diversos módulos precisavam ser desacoplados em microsserviços e passar por uma estratégia de DevSecOps, além de uma modernização do banco de dados para um banco gerenciado, usando o AWS Aurora.
“Tudo o que desenvolvemos passou por testes automáticos e já foi encaminhado para a produção, permitindo que a Neurotech, apenas nesta primeira onda, que teve duração de nove meses, reduzisse em 20% do custo para os módulos modernizados do Riskpack, além de ter mais DevOps, monitoramento e, consequentemente, uma redução de erros na aplicação”, destaca Marcelo Bronzatti, gerente de Infraestrutura da Neurotech.
A modernização do Riskpack foi feita sem sair da AWS. Segundo a empresa, isso trouxe menos impactos para o time de especialistas em termos de treinamentos e para mais de 100 clientes que já utilizavam a solução.
Entre os principais benefícios obtidos no final do projeto, a Neurotech destaca a redução do custo de consumo da plataforma em 30% para os módulos modernizados e o aumento da confiabilidade e da eficiência operacional.
“Com a modernização, nossa plataforma tem acesso às tecnologias e atualizações mais recentes do mercado, garantindo maior robustez, agilidade na subida de novas versões de aplicação, mais segurança e menos erros, além de um aumento na governança e um trabalho realizado com maior sinergia pela equipe de especialistas”, avalia Bronzatti.
Conforme Leal, também foram registradas vantagens, como retorno sobre o investimento (ROI) dentro do mesmo ano, melhoria de performance e custo total de propriedade (TCO) e aproximadamente 40% menos tempo para desenvolver e implantar a plataforma.
Fundada em 2000, a Neurotech tem unidades em Recife e São Paulo, conta com mais de 100 clientes e já implantou mais de 1 mil soluções nos mercados de crédito, varejo, seguros e financeiro.
Com sede na Suíça, a SoftwareOne conta com cerca de 7,7 mil especialistas em tecnologia localizados em 90 países. A empresa oferece soluções de 7,5 mil fabricantes diferentes para mais de 65 mil clientes.
No Brasil desde 1985, a companhia tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.