
A Sadia é uma das marcas da BRF e está presente em mais de 140 países. Foto: Divulgação/Sadia
A Sadia, marca de alimentos da BRF, lançou um chatbot com recursos de inteligência artificial da Smarters, empresa paulista de marketing conversacional, para oferecer receitas personalizadas no WhatsApp.
Batizado de Sadi.a, o chatbot oferece um menu principal, no qual o consumidor pode buscar receitas por ingrediente principal, refeição, ocasião, tempo de preparo ou nome.
Ao selecionar uma receita, o consumidor é direcionado aos canais de varejistas parceiros com a lista de ingredientes completa, com entrega para sua localização.
Segundo a empresa, as receitas podem ser compartilhadas e adicionadas aos favoritos, além de gerar vendas.
"Nossa ambição é nos tornarmos a marca referência em solução de receitas para os consumidores – com cada vez mais personalização, indo muito além do ingrediente. Assim, aproveitamos a familiaridade do brasileiro com o WhatsApp", explica Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia.
Neste ano, o site de receitas da empresa teve cerca de 70 mil acessos por mês, um aumento de 64% em relação a 2022.
Com o chatbot, a expectativa é de que 300 mil conversas sejam geradas no primeiro ano de implementação e aproximadamente 40 milhões de pessoas sejam alcançadas com a campanha de IA.
No mercado desde 1944, a Sadia é uma das marcas da BRF e está presente em mais de 140 países. Com sede em São Paulo, emprega 55 mil funcionários, possui mais de 150 mil pontos de venda no Brasil e oferece mais de 300 tipos de produtos.
Já a Smarters foi fundada em 2013 e atua com mais de 100 funcionários no desenvolvimento de agentes conversacionais no WhatsApp, Instagram e Messenger para companhias.
O portfólio de clientes da empresa inclui a Hyundai, Polishop, Lacta, DermaClub, Qualitá, Volkswagen, McDonald's e Neutrogena.