O marketing digital é um nicho competitivo onde não é fácil ficar à frente da multidão e alcançar uma classificação mais elevada no Google. No entanto, os profissionais de marketing utilizam diversas abordagens inovadoras para aumentar a produtividade sem investir muito esforço e tempo.
As ferramentas de geração de continentes de IA são semelhantes porque são usadas para gerar conteúdo de qualidade instantaneamente e com o mínimo esforço. Você pode encontrar a resposta para isso abaixo. Mas a questão é: o Google pode detectar conteúdo de IA e quais são as soluções valiosas para os profissionais de marketing digital combatê-lo, caso isso aconteça?
O Google Pode Detectar Conteúdo De IA?
O Google pode detectar texto gerado por IA em seu conteúdo de marketing? A resposta direta é ‘sim’. Os bots de busca do Google são capazes de detectar padrões gerados por IA em qualquer conteúdo. Recentemente, em março de 2024, o Google anunciou uma atualização, segundo a qual foi observado que os sites que publicam apenas conteúdo gerado por IA eram penalizados. Portanto, economizar seus esforços de marketing digital é crucial, evitando que seu conteúdo pareça gerado por máquina.
Soluções Úteis Para Profissionais De Marketing Digital Contra Detecção De IA
Use Prompts Específicos
Evite usar prompts diretos e use os resultados como estão enquanto obtém ajuda de ferramentas generativas de IA se você realmente deseja escapar da detecção de IA. Nunca peça uma solução direta para suas dúvidas nas ferramentas de conteúdo de IA e incorpore as palavras. Em última análise, os rastreadores do Google acabarão detectando IA e você poderá ser penalizado por tal atividade.
Portanto, certifique-se sempre de usar prompts descritivos. Por exemplo, em vez de pedir para escrever os benefícios do marketing de mídia social em um único prompt, isso fornecerá resultados médios, insossos e genéricos. Use vários prompts específicos, mas descritivos, como 'O marketing de mídia social pode envolver melhor o público?', 'Como a mídia social aumenta o conhecimento da marca', etc.
Dividir seu prompt em várias seções e solicitá-los separadamente aumenta as chances de obter mais detalhes e resultados específicos. Além disso, as respostas provavelmente serão mais ponderadas e elaboradas.
Adicione Seu Toque Pessoal
Outra ótima abordagem para evitar a detecção de IA pelo Google é adicionar seu toque pessoal ao conteúdo gerado por IA. Se você incluir o conteúdo gerado por meio de ferramentas semelhantes ao GPT sem quaisquer alterações, você cairá na detecção de IA. No entanto, usar sua própria perspectiva e histórias pode ajudá-lo a evitar isso.
Tente se dirigir ao público por meio de experiências e histórias da vida real. Adicionar sua opinião ao conteúdo de IA envolve melhor o público e representa a originalidade e a intervenção humana em seu conteúdo.
Essa técnica também está relacionada às diretrizes do Google, segundo as quais o conteúdo gerado por IA não é prejudicial à sua classificação se for útil, útil, original e satisfizer os aspectos do EAT. Assim, você pode tornar seu conteúdo mais intrigante e único incluindo anedotas ou experiências.
Evite Repetição
O conteúdo gerado por IA geralmente está cheio de frases redundantes e tautológicas. É por isso que é um dos fatores que confirma a presença de IA e, normalmente, todas as ferramentas de detecção de IA consideram isso.
Portanto, remover a repetição de ideias em seu conteúdo gerado por IA pode minimizar as chances de o Google detectá-lo. Analise seu conteúdo e identifique as frases, palavras e linguagem estereotipada redundantes. Remova ou substitua-os por alguma outra informação relevante.
Adicione vocabulário versátil e estrutura de frases para remover frases e palavras repetitivas. Além disso, use um tom mais natural, como se estivesse conversando com seu público individualmente.
Reescreva Seu Conteúdo
Simplesmente reafirmando o conteúdo gerado pela IA de forma diferente, você pode torná-lo único, evitando a probabilidade de o Google identificar instâncias de IA. Você pode modificar seu conteúdo substituindo o vocabulário existente e o estilo de entrega de frases por um diferente.
No entanto, nem todo profissional de marketing é proficiente em lidar com complexidades de escrita e pode não conseguir reformular o conteúdo de IA com precisão.
Portanto, eles podem parafrasear online para evitar a detecção de conteúdo por IA. Isso pode ser conseguido usando uma ferramenta avançada de paráfrase que modifica as palavras e frases e sua sequência dentro de uma frase. As paráfrases alteram completamente a aparência do conteúdo sem afetar o contexto das frases.
Essas ferramentas são incorporadas a algoritmos de PNL que geram resultados semelhantes aos humanos, o que elimina as chances de seu conteúdo parecer robótico ou gerado por máquina.
Assim, os padrões de escrita convencionais utilizados pelas ferramentas de geração de conteúdo de IA são substituídos pela nova estrutura de escrita gerada quando você parafraseia online.
Conclusão
Em março de 2024, o Google penalizou muitos sites que publicavam apenas o continente AI. No entanto, o Google não proíbe o uso direto de tais ferramentas, desde que o conteúdo seja original, útil e siga os princípios do EEAT. Isso implica que você pode utilizar uma ferramenta parafrasear texto online em sua jornada de marketing digital, mas de uma forma inovadora. O artigo acima mencionou algumas soluções práticas para todos os profissionais de marketing evitarem as chances de serem penalizados devido ao conteúdo de IA. Assim, faça-se valer nas páginas de resultados do Google, aproveitando o poder das ferramentas de IA com a sua intervenção (humana).