Oi entra na nuvem corporativa

A Oi entrou no mercado de cloud computing, com o lançamento Oi Smart Cloud, voltado para o mercado corporativo.

Segundo a empresa, seus clientes terão acesso à infraestrutura de data centers de última geração, permitindo oferecer soluções E2E (End to End), incorporando redes de dados.

Os serviços serão cobrados de acordo com o consumo, como uma conta mensal de telefone.

01 de fevereiro de 2012 - 13:31
Oi entra na nuvem corporativa

A Oi entrou no mercado de cloud computing, com o lançamento Oi Smart Cloud, voltado para o mercado corporativo.

Segundo a empresa, seus clientes terão acesso à infraestrutura de data centers de última geração, permitindo oferecer soluções E2E (End to End), incorporando redes de dados.

Os serviços serão cobrados de acordo com o consumo, como uma conta mensal de telefone.

Maurício Vergani, diretor da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, diz que essa é a primeira oferta de cloud computing por uma grande operadora de telecom no Brasil.

A Oi é a quarta maior do país, segundo a Anatel, com 18,78% de mercado.

“Uma operadora de telecom como a Oi tem vantagens significativas para oferecer o serviço, já que conta com rede própria e data centers de alto padrão, além de possuir a cultura de faturamento por demanda”, defende o executivo.

O modelo inicial da Oi prevê a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS).

De acordo com a consultoria IDC, o mercado brasileiro de computação em nuvem deve movimentar R$ 1 bilhão até 2014, com crescimento anual de quase 70% e atingindo nível de uso nas grandes empresas de 35% até 2013.

Outras novidades virão
O lançamento do cloud computing marca o início da nova estratégia de atuação da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, que prioriza a evolução do portfólio de produtos de TI.

Conforme a empresa, o objetivo é atender o cliente de forma completa com a oferta de serviços básicos – telefonia fixa, longa distância e rede de dados – e soluções de TI e Telecom.

Ao longo do ano, diz a Oi, serviços gerenciados, soluções de outsourcing, comunicações unificadas, aplicativos e M2M (Machine to Machine – Máquina a Máquina) serão apresentados ao mercado.

Em setembro de 2011, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes.