
A Oncoclínicas&Co conta com 143 unidades em 38 cidades brasileiras. Foto: Divulgação
A Oncoclínicas&Co, um dos maiores centros de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina, implementou a solução de inteligência artificial da iHealth, startup paulistana especializada no setor de saúde, para automatizar registros em seu banco de dados.
Segundo a clínica, o objetivo é aprofundar a compreensão sobre a população atendida para promover melhorias na qualidade dos serviços oferecidos.
Conforme Ricardo Santoro, diretor executivo de tecnologia da informação da Oncoclínicas&Co, as informações mais relevantes dos atendimentos feitos pelos médicos são registradas em forma de texto, assim como na maioria das clínicas e hospitais do mundo.
No entanto, o principal desafio enfrentado pelas instituições é a falta de codificação apropriada e a ausência de uma equipe dedicada para a leitura manual e compreensão de milhares de anotações.
Segundo o executivo, essa circunstância impede a obtenção de uma visibilidade aprofundada da jornada do tratamento por parte das clínicas e hospitais, além de reforçar a necessidade de soluções inovadoras.
“A introdução da IA da iHealth, nesse contexto, emerge como uma resposta estratégica, pois viabiliza a anonimização das informações não codificadas presentes nos textos clínicos, tornando-as acessíveis e compreensíveis", explica Santoro.
Nesse cenário, a Oncoclínicas&Co poderá minimizar seus esforços direcionados à codificação manual e aumentar a escalabilidade para os processos da empresa.
“Esse processo de interpretação e conversão das anotações não codificadas em padrões clínicos estruturados não apenas supera os desafios de codificação manual, mas também promove uma visão mais holística e eficiente da jornada do tratamento, potencializando a capacidade da instituição de oferecer cuidados médicos de excelência”, acrescenta Santoro.
Como resultado da automação, a Oncoclínicas&Co terá acesso a dados codificados do histórico médico do paciente, que antes estavam em campos não estruturados, incluindo desde sintomas e diagnósticos até planos de tratamento e progresso.
Em atuação desde 2010, a Oncoclínicas&Co conta com 143 unidades em 38 cidades brasileiras. Seu corpo clínico composto por mais de 2,7 mil médicos especialistas realizou aproximadamente 615 mil tratamentos no último ano.
Fundada em 2016, a iHealth Group tem sede em São Paulo e tem como clientes mais de 30 hospitais brasileiros. Entre eles, estão Hospital do Coração (Hcor), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital São Camilo, Liga Contra o Câncer, Achē e AstraZeneca.