SUPERMERCADO

Condor adota soluções da SAP

Quatro ferramentas de CX em nuvem foram implementadas na varejista.

18 de dezembro de 2023 - 08:06
Leonardo Franklin, diretor de Marketing do Condor Super Center. Foto: LinkedIn

Leonardo Franklin, diretor de Marketing do Condor Super Center. Foto: LinkedIn

O Condor Super Center, rede de varejo do Grupo Zonta, adotou quatro soluções em nuvem da SAP Customer Experience (CX) voltadas para a gestão do relacionamento com os clientes em um projeto realizado pela paulista Discover.

As ferramentas adotadas são o SAP Commerce Cloud, o Service Cloud, o Customer Data Cloud e o Marketing Cloud, que fazem parte da ativação da marca Condor.

Conforme Leonardo Franklin, diretor de Marketing do Condor Super Center, as soluções permitem que a empresa entenda o comportamento do cliente tanto no ambiente on-line quanto na loja física.

"As informações norteiam nossas ações de relacionamento e vendas. A experiência é muito melhor para o cliente", diz Franklin.

Após seis meses de uso das ferramentas, a companhia afirma notar impactos nos resultados operacionais e comerciais.

Um dos principais resultados foi o recorde de downloads do aplicativo do Condor. Desde março, houve aumento de 100% em novos usuários da plataforma de relacionamento por dispositivo móvel.

Além disso, também contribuiu para a atualização da base de dados da empresa, que validou de 15% a 20% de usuários. 

“Há bons canais de disparo de mensagens. Podemos segmentar grupos e direcionar promoções. Temos agora uma comunicação mais direta com centenas de milhares de pessoas que compram conosco neste canal”, comenta Franklin.

Em relação a comunicação, as soluções permitem que o Condor mantenha o histórico de interações com o cliente por telefone, sms, e-mail, aplicativo, site e lojas físicas em único banco de dados. 

Neste caso, o uso do Marketing Cloud realiza a estratégia de personalização do atendimento, geração de receita e até mesmo evita perda de clientes. 

Já o Customer Data Cloud unifica o público no aplicativo, do clube de compras online e offline e do e-commerce no mesmo canal. Antes da solução, era necessário um login e senha para cada ambiente diferente.

Conforme o Condor, as soluções trouxeram evolução no acompanhamento da jornada dos clientes e uma economia financeira de cerca de 50% na ativação do sistema de Customer Relationship Management (CRM), além de mais agilidade com disparos proprietários, sem envolvimento de terceiros.

Fundado em 1974, o Condor Super Center faz parte do Grupo Zonta, que possui 67 lojas, entre supermercados, hipermercados, atacarejos e atacado — sendo 57 do Condor — em 20 cidades do Paraná e Santa Catarina.

Com sede em Curitiba, a varejista atende mais de 4 milhões clientes e disponibiliza cerca de 40 mil itens mensalmente.

A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo passando por algum de seus sistemas. Embora 80% dos clientes da SAP sejam pequenas e médias empresas, 99 das 100 maiores companhias do mundo tem alguma solução da multinacional alemã.

Já a Discover atua há 27 anos no mercado de serviços e soluções em TI, contando com mais de 1 mil projetos desenvolvidos e implantados em mais de 350 clientes no país e no exterior.