VIAGENS

Onfly mede resultados de campanhas com Uncover

Desafio era otimizar os investimentos de publicidade em diferentes canais.

17 de novembro de 2025 - 17:09
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Onfly, startup mineira de viagens corporativas e gestão de despesas, adotou a solução da Uncover, especializada em ciência de dados para o setor de marketing, para mensurar o retorno de campanhas publicitárias.

Administrando um mix que une canais on-line e offline, a travel tech tinha o desafio de otimizar a diversificação de canais. 

A empresa precisava mensurar o retorno de ações de branding, que consumiam 40% do orçamento, com destaque para mídias Out of Home, de publicidades veiculadas em espaços urbanos. 

Sem dados claros sobre a performance de painéis em aeroportos e outras mídias de massa, as decisões de expansão e manutenção do investimento se tornaram imprecisas.

“Um dos guias da nossa estratégia foi o investimento em canais sem atribuição direta, que sempre foram difíceis de mensurar. Buscávamos métricas confiáveis que nos ajudassem a tomar decisões mais estratégicas”, explica Vinicius Ribeiro, CMO da Onfly. 

O projeto da Uncover usou uma técnica de análise estatística para medir o impacto de diversas atividades de marketing a partir de dados históricos, a fim de compreender como o investimento em publicidade, preços e promoções contribuem para os resultados.

Com essa abordagem, a martech quantificou, isolou e atribuiu os números de cada canal nos resultados do negócio, identificando variações em investimentos.

Apesar disso, o método não abrange contratos de publicidade Out of Home, uma vez que esse modelo mantém valores fixos mensais por anos e não gera os dados necessários para a análise. 

A solução foi incorporar índices de fluxo de aeroportos aos valores dos pacotes, criando a variância que o modelo precisava para calcular o retorno real.

Como consequência, a Onfly experimentou 83% de aumento na geração de leads no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a análise, 70% da demanda vinha do reconhecimento de marca acumulado e que a modalidade Out of Home era não só um dos principais canais de aquisição, mas também o mais relevante entre as ações de branding. 

Além disso, a solução mostrou canais com baixo investimento e alto potencial, permitindo realocar verba para destravar o crescimento.

Isso permitiu que a empresa aumentasse agendamentos e clientes com o mesmo investimento para o ano todo, apenas com melhor alocação entre canais.

“A parte de saturação dos canais foi essencial para decidirmos onde aumentar, reduzir ou cortar verba. Hoje sabemos quais canais trazem resultados sustentáveis e como equilibrar performance de curto prazo com construção de marca no longo prazo. É a diferença entre apostar e investir com estratégia", compartilha Ribeiro.

Criada em 2018, a Onfly tem como fundadores Marcelo Linhares e Elvis Soares, que trabalharam juntos na Constance, uma varejista de calçados. Além disso, conta com Daniel Bento, ex-CEO da Decolar, no papel de advisor.

A startup é focada em pequenas e médias empresas, gerindo toda política de viagens, fluxo de reembolsos e aprovações de despesas, além de entregar uma plataforma self-booking de passagens e hoteis.

Criada em 2020, a Uncover tem um SaaS B2B que automatiza a integração de dados de marketing e a mensuração do retorno sobre investimentos. A martech criou um modelo de inteligência artificial próprio para otimizar investimentos e realizar a previsão de vendas.

Para isso, utiliza o modelo de marketing mix, um tipo de análise estatística usada para estimar o impacto de táticas de marketing nas vendas e prever o impacto de futuros conjuntos de estratégia.