MERCADO FOFO

PetBox: brindes para pets por assinatura

Startup paulista criou clube de assinatura gratuito, fornecendo produtos e serviços para cães e gatos.

10 de setembro de 2013 - 16:41
Produtos são destinados a cães e gatos. Foto: flickr.com/photos/scottkinmartin.

Produtos são destinados a cães e gatos. Foto: flickr.com/photos/scottkinmartin.

Donos de animais de estimação de todo o país já podem inscrever seus bichinhos em um clube de assinaturas para recebimendo de brindes mensais. E o melhor: de graça.

Trata-se do PetBox Brasil, site recém lançado para prospectar os interessados no novo serviço, que prevê a entrega mensal de uma caixa-surpresa, com três a cinco produtos, incluindo lançamentos de diversas marcas, como petiscos, brinquedos, cosméticos, itens educativos e acessórios, segundo o sócio-fundador do portal, Fabrício Pellegrino.

A ideia é que as marcas paguem pelo serviço para divulgar seus produtos fazendo a felicidade dos pets.

"O objetivo é servir como um canal de comunicação entre as marcas e seus consumidores, visto que o brasileiro gasta, em média, R$ 759,80 por ano com seus animais de estimação", explica Pellegrino.

Ideia que vem se mostrando promissora: no ar há 15 dias, o site tinha meta inicial de 500 assinaturas por semana, mas já está em duas mil por dia, somando 30 mil cadastros.

Para funcionar como plataforma de lançamento e teste de novos produtos, a startup permite que as fornecedoras de produtos para animais decidam seu público-alvo e, a partir daí, o sistema do PetBox faz um filtro com as informações do cadastro como localização, espécie, tamanho, entre outras.

Além de Pellegrino, de 35 anos, o site também tem como sócia-fundadora Lígia Menezes, de 27 anos.

Ambos são jornalistas e se conheceram quando trabalharam na Editora Abril, onde a ideia do portal nasceu da experiência dos dois na produção de matérias sobre economia, empreendedorismo e mercado pet.

Com a abertura da startup, Pellegrino deixou a TV Bandeirantes e Lígia mantém alguns trabalhos na Mandala Conteúdos, agência de comunicação em São Paulo.

Tudo apostando em um segmento com cara de mina de ouro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve faturar R$ 15,4 bilhões no Brasil em 2013, 8,3% a mais do que no ano anterior.

Ainda segundo a entidade, o país é a quarta maior nação do mundo em população total de animais de estimação e a segunda em cães e gatos.

Por hora, entre os cadastrados no PetBox, o número de cachorros é três vezes maior do que o de gatos, segundo o sócio-fundador.

Até o fim deste ano, o portal seguirá como um ponto de credenciamento de interessados nas caixas-surpresa de produtos para seus bichinhos.

Depois, a intenção é colocar no ar outro espaço, que servirá como clube para os donos dos animais, contando com conteúdo informativo para eles.

A partir daí, cada assinante terá seu login para dar um feedback sobre os produtos das caixas recebidas.

"Essas informações serão transformadas em relatórios para repassar às empresas”, finaliza o jornalista.