.png?w=730)
Luiz Basílio Ribeiro, coordenador do núcleo de monitoramento e observabilidade da Prodam (Foto: LinkedIn)
A Prodam, empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São Paulo, adotou a plataforma de observabilidade de software da Dynatrace, especializada em seguranças unificadas, para monitorar 41 sistemas utilizados na Prefeitura.
Um dos principais sistemas da lista é o de gerenciamento hospitalar, voltado para a gestão de pacientes, internações, ambulatório, pronto-socorro, centro cirúrgico, prescrição médica e enfermagem.
Com o auxílio da plataforma, a empresa passou a identificar falhas e as suas causas, além de fazer análises preditivas de possíveis ocorrências e apoiar na tomada rápida de decisões para evitar interrupções.
Ainda na pasta da saúde, outros dois softwares passaram a ser monitorados pela ferramenta: o SIGA Saúde, que apoia a gestão dos recursos e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde; e o Agenda Fácil, aplicativo para agendamento de consultas e exames.
Outra aplicação que agora utiliza a tecnologia de observabilidade é o Geosampa, uma ferramenta para a formulação de políticas públicas relacionadas a recursos naturais, legislação, acessibilidade e meio ambiente.
A plataforma tem mais de 2 milhões de acessos por ano e 450 camadas de informações. Por meio da solução da Dynatrace, tornou-se possível compreender quais camadas são mais utilizadas pelos usuários em tempo real, permitindo a tomada de decisões baseada em dados.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que tem como objetivo eliminar o uso de papel nos processos governamentais, também está contando com a ferramenta.
Além disso, a solução apoia o gerenciamento do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SIGPEC) e do Diário Oficial.
De acordo com Luiz Basílio Ribeiro, coordenador do núcleo de monitoramento e observabilidade da Prodam, a plataforma da Dynatrace tornou-se uma base de sustentação para a funcionalidade dessas iniciativas que atendem milhões de pessoas anualmente.
“Precisávamos de uma solução capaz de mostrar se o problema estava em um código, uma aplicação ou um banco de dados, por exemplo, além da causa-raiz. Com a plataforma, é possível ter a correlação de informações das aplicações como um todo, nos permitindo ter justamente essa visão completa do que ocorre em cada uma delas”, explica Ribeiro.
A tecnologia também fornece proteção ao detectar vulnerabilidades em tempo real. Desde sua adoção, o tempo de resolução de ocorrências diminuiu em cerca de 80%. Assim, o que antes poderia levar uma semana para ser resolvido, agora é solucionado em menos de 24 horas.
Em funcionamento desde 1971, a Prodam se intitula como parceira tecnológica da Prefeitura de São Paulo, atuando como integradora de soluções de TI e comunicação.
Seu objetivo é desenvolver tecnologias voltadas para a gestão, proteção e inovação da capital paulista, com foco no provimento e convergência de processos com ferramentas operacionais e de gestão.
Com sede em Waltham, em Massachusetts, a Dynatrace foi fundada em 2005. Em sua plataforma, a empresa combina observabilidade e segurança de aplicações em tempo de execução com AIOps, que fornece respostas e automação inteligente a partir de dados em grande escala.