SUSTENTABILIDADE

Electrolux adota solução fiscal da Neogrid

Software é utilizado em projeto de coleta de eletrodomésticos usados.

10 de outubro de 2023 - 15:52
Electrolux está presente em 150 países (Foto: Divulgação)

Electrolux está presente em 150 países (Foto: Divulgação)

A Electrolux, fabricante multinacional de eletrodomésticos, adotou a solução da Neogrid, multinacional brasileira de software para gestão de cadeia de suprimentos, para adequar a parte fiscal do seu Serviço de Coleta e Descarte Consciente.

Através do projeto, os consumidores podem entregar um eletrodoméstico antigo, de qualquer marca, para ser descartado de forma adequada, viabilizando a circularidade dos produtos na cadeia.

Para funcionar, o serviço precisava ser integrado ao e-commerce da Electrolux.

A solução fiscal da Neogrid foi, então, adotada para conectar as transações que ocorrem na loja on-line com as prefeituras de diversos municípios, garantindo que os balanços contábeis e fiscais ficassem ajustados.

“Hoje, a Neogrid tem esse papel fundamental de ser a nossa tradutora com as prefeituras, o que nos traz muita agilidade e facilita o trabalho. Atuando no dia a dia do projeto de forma dedicada e sempre responsiva, com uma solução assertiva e um time sempre disponível para que a gente resolvesse na hora as questões de integração, construímos uma parceria extremamente forte”, afirma Luis Kulka, responsável pela execução de projetos de supply chain da Electrolux.

A primeira fase da implantação foi lançada em fevereiro do ano passado, abrangendo todo o estado de São Paulo e contemplando produtos das categorias de refrigeradores, fogões e lavadoras. 

Até o momento, foram coletados mais de 3 mil produtos, que geraram 130 toneladas de materiais reaproveitados. A empresa também calcula ter evitado a emissão de 45 toneladas de CO2 em transportes, pois o caminhão que leva a compra é o mesmo que volta com o aparelho antigo.

Com o sucesso, o projeto foi expandido e está disponível para compras feitas em mais de 85% do território nacional. Até o final deste ano, a expectativa é de que o serviço esteja presente em todo o Brasil.

Fundada em 1919 na Suécia, a Electrolux está presente em 150 países, vendendo mais de 60 milhões de produtos anualmente. Seu portfólio conta com refrigeradores, eletroportáteis, lavadoras, lava-louças, secadoras, e outros eletrodomésticos. 

Na América Latina, a empresa possui sete plantas de produção na Argentina, Brasil e Chile, com cerca de 11 mil empregados. 

A companhia chegou ao Brasil em 1926 e, hoje conta com duas plantas fabris em Curitiba, uma em São Carlos (SP) e uma em Manaus.

Há 24 anos no mercado, a Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para sincronizar cadeias de suprimentos. A empresa abriu capital na bolsa de valores em dezembro de 2020, quando captou R$ 486,5 milhões.

Com faturamento de R$ 265,7 milhões em 2022, a companhia tem uma base de clientes com 230 redes de varejo, 40 mil lojas, 37 mil indústrias e 5 mil distribuidores, totalizando mais de 2 milhões de produtos ativos.