
Katarina Coelho, gerente de gente e gestão da Proxxima (Foto: LinkedIn)
A Proxxima Telecom, provedora de serviços de telecomunicações da Paraíba, adotou a RH Ponto Eletrônico, solução de gestão de jornada de trabalho da Totvs, maior empresa de tecnologia do Brasil.
Com presença em mais de 200 municípios, nos quais atende mais de 240 mil clientes, a Proxxima enfrentava desafios no controle de ponto devido à sua rápida expansão e ao aumento do quadro de colaboradores.
Antes do projeto, a companhia lidava com falhas no reconhecimento facial, instabilidade e imprecisão da geolocalização, o que gerava retrabalho, erros na apuração de horas e dificuldades em auditorias.
A falta de informações em tempo real também comprometia o acompanhamento de infrações e a gestão do banco de horas, impactando a credibilidade dos dados e a tomada de decisões.
Com a nova solução, os colaboradores passaram a registrar seus pontos de forma rápida, prática e confiável, com acesso transparente aos dados em tempo real pelo aplicativo conectado ao sistema.
Segundo a empresa, a equipe de departamento pessoal passou a operar de forma mais fluida e automatizada, garantindo maior precisão nos fechamentos mensais e segurança jurídica nas assinaturas digitais.
Além disso, gestores acompanham suas equipes em tempo real pelos dashboards do módulo de people analytics.
Como resultados, foram observados redução na carga de trabalho da equipe de ponto, precisão nos cálculos da folha de pagamento e uma redução de mais de 30% no número de infrações de ponto, minimizando riscos trabalhistas.
Houve também redução no custo com horas extras. Mesmo com o quadro ampliado para 1.288 funcionários, o último ciclo de apuração registrou 11,6 mil horas positivas. Antes, eram 12,1 mil horas para 831 colaboradores.
“A implementação foi um divisor de águas para a Proxxima. A mudança mais notável veio dos próprios colaboradores, que agora registram seus pontos com facilidade e confiança, e têm total transparência sobre suas jornadas. Essa nova dinâmica não só melhorou a experiência de todos, mas também fortaleceu a credibilidade do nosso RH e da empresa como um todo”, afirma Katarina Coelho, gerente de gente e gestão da Proxxima.
Fundada em 2007, a Proxxima Telecom é a terceira maior provedora de conectividade via fibra óptica do Nordeste, atuando nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
A empresa é voltada ao desenvolvimento de soluções em telecomunicações, provendo serviços em internet e interligação de dados nos mais diversos segmentos.
Já a Totvs é uma das maiores companhias e líder do setor de desenvolvimento de sistemas e plataformas para automatizar e digitalizar a gestão empresarial por meio de ERPs, analytics, CRM, soluções fiscais, entre outras.
A empresa de tecnologia fechou 2024 com uma receita líquida de R$ 5,4 bilhões, uma alta de 17,5% em relação ao ano anterior.