SAÚDE

PUCRS capta R$ 47 milhões em edital da Finep

Recursos serão direcionados a pesquisa sobre doenças raras e neurodegenerativas.

25 de outubro de 2024 - 13:09
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS captou R$ 47 milhões ao ficar em primeiro lugar no edital Mais Inovação Saúde-ICT, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

No maior projeto já realizado pela universidade, intitulado Platgenedt, a instituição tem como objetivo principal o desenvolvimento da terapia gênica, com uma plataforma de pesquisa para contribuir com novas respostas para doenças raras e neurodegenerativas.   

Com a ideia de impactar pacientes com patologias complexas e com tratamento e cura ainda não estabelecidos, o centro pretende desenvolver terapias que envolvem o uso de produtos biológicos como células, tecidos, genes ou anticorpos.

Para isso, o InsCer criará o Centro de Inovação em Terapias Avançadas (CITA), sob a coordenação de Jaderson Costa, diretor do Instituto do Cérebro,.  

“É um momento de grande alegria, pois a terapia gênica é um dos pilares do CITA, que será a grande transformação do InsCer. Quando unimos políticas públicas, recursos, inovação e propósito, salvamos o país”, afirma Costa.  

Em atuação desde 1931, a PUCRS conta com mais de 40 mil alunos em 59 cursos de graduação presenciais e 10 on-line, além de 22 mestrados, 22 doutorados e mais de 100 especializações. O número de  professores e técnicos administrativos chega a 2.850.

A Finep tem apoiado a universidade em diversas iniciativas ao longo dos anos. Em 2002, a instituição captou recursos do primeiro edital da Finep para Parques Científicos e Tecnológicos, o que possibilitou a construção do Tecnopuc.