INDÚSTRIA

Randon testa veículo autônomo

Primeira invenção do tipo na fabricante não se trata de um caminhão.

11 de dezembro de 2023 - 16:00
Sérgio Carvalho, CEO da Randoncorp. Foto: divulgação.

Sérgio Carvalho, CEO da Randoncorp. Foto: divulgação.

A Randon, um dos maiores grupos industriais do país, está testando seu primeiro veículo autônomo.

De acordo com Sérgio Carvalho, CEO da companhia, o veículo é uma espécie de “tratorzinho” que permite o deslocamento de carretas em ambientes controlados sem a necessidade de nenhuma intervenção humana.

“Imagine o seguinte: existe uma carreta parada em uma posição pré-determinada que precisa ser movimentada para a área de estacionamento. O tratorzinho vai para a posição, engata a carreta e, sem ninguém, leva para o lugar desejado e desengata”, explicou Carvalho ao Brazil Journal

Para isso, o veículo conta com  uma solução integrada de hardwares, inteligência artificial e machine learning. Segundo a empresa, o produto está próximo do nível cinco de automação, o mais alto de todos, e deve chegar ao mercado nos próximos dois anos.

A inovação vem dos engenheiros e cientistas do Instituto Hercílio Randon e do Centro Tecnológico Randon, que possuem 290 pessoas na área. 

Fundada em 1949, a Randon teve faturamento líquido de R$ 11,2 bilhões em 2022, uma alta de 23% em comparação com o ano anterior. A empresa atua nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços financeiros.

A companhia, que vale R$ 3,9 bilhões na B3, está hoje presente em 120 países de todos os continentes, com 31 unidades industriais e mais de 16 mil colaboradores.