
Fernando Cosenza.
Fernando Cosenza, ex-vice presidente de marketing estratégico, inovação e estratégia digital da Sodexo, acaba de assumir o cargo de CEO da Resh, uma empresa de segurança cibernética sediada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A chegada de Cosenza marca uma mudança de rumos para a Resh, que tem foco na mitigação de riscos de segurança ligados à LGPD, cerca de 20 funcionários e tinha até agora uma gestão mais familiar.
A companhia era comandada por Adriana Cansian, uma advogada com experiência na área de direito eletrônico e esposa do fundador da Resh, Adriano Cansian, um pesquisador na área de cibersegurança com uma carreira de quase 30 anos na Universidade Estadual Paulista, que tem um campus em São José.
Em 2016 a Resh recebeu um aporte de valor não revelado da Synapses Holding, um grupo com cerca de 200 funcionários espalhados por oito negócios diferentes com foco no varejo indústria, incluindo fábrica de software, ciência de dados, programas de fidelidade e mobile commerce, entre outros.
Cosenza é um executivo que parece ter uma experiência prévia interessante para o perfil da Resh.
Além dos seis anos que passou na multinacional de benefícios, Cosenza tem também passagens pela Boa Vista SCPC, na qual foi diretor de marketing e inovação, e pela Serasa Experian, onde foi gerente de TI e atuou um período na operação americana, como diretor de estratégia.
Assim, o executivo passou pelas duas maiores empresas de análise de crédito do país, e provavelmente também duas das organizações do país mais preocupadas com o tema segurança de dados (imaginem um vazamento de quem está no Serasa ou na Boa Vista).
“Notícias sobre invasões aparecem, diariamente, afetando tanto a operação quanto a marca das empresas atacadas. As empresas estão entendendo que segurança cibernética não é assunto exclusivo para especialistas em TI, mas também para o CEO e toda a liderança executiva”, avalia Cosenza.
Cosenza também é doutor em Administração pela FGV e foi professor em cursos de MBA da FIA e FGV, o que combina com o background acadêmico dos fundadores da Resh.
Adriano Cansian é um dos maiores especialistas em segurança e fundador do primeiro laboratório de pesquisa em defesa cibernética do Brasil, criado em 1995. Já Adriana Cansian é membro da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB paulista, e doutoranda na USP.
Além de Cansian, também fazem parte do Conselho Consultivo da Resh Demi Getschko, considerado o pai da Internet brasileira e atual diretor-presidente do NIC.br, e o desembargador Newton de Lucca, um dos maiores especialistas em LGPD e professor da Faculdade de Direito da USP, uma das mais tradicionais do país.