
Foto: divulgação.
A RHI Magnesita, multinacional especializada em produtos refratários para indústrias, apostou na plataforma da PlayerUm, startup especializada em gamificação corporativa, para realizar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
David Vinicius da Silva, coordenador de segurança do trabalho e meio ambiente da RHI, conta que encontrou a fornecedora através do LinkedIn.
“Eu buscava algo diferente, onde pudéssemos ter mais engajamento e participação dos nossos trabalhadores. Foi quando vi a solução da SIPAT gamificada e achei bem interessante. Foram cerca de 50 dias de planejamento até a realização do projeto”, conta Silva.
O evento aconteceu em setembro e a solução reuniu recursos como mapa interativo, jogos, quizzes, fato ou fake e vídeos, com conteúdo sobre segurança no trabalho, saúde e meio ambiente para mais de 2,8 mil trabalhadores.
Para possibilitar a participação de todos, nas mais de 20 unidades espalhadas pelo país, além do acesso através de mobile, foram disponibilizados desktops com acesso à internet e um orientador para auxiliar os funcionários.
Além disso, houve a distribuição de banners com o QR code e link para acesso à plataforma em diferentes áreas da empresa.
"Eu tinha uma preocupação inicial, pois sabia que alguns horários específicos teriam um volume de acesso muito grande, mas não tivemos nenhum problema quanto a isso. É um software simples e amigável. Juntando a competência, flexibilidade e atendimento ágil da PlayerUm, não tinha como resultado ser diferente”, afirma o coordenador.
Segundo Silva, o evento foi um sucesso e superou todas as nossas expectativas, com uma taxa de participação dos trabalhadores superior a 60%.
“Não tem um dia que eu vá à fábrica e não ouça alguém pedindo a manutenção do mesmo formato dessa SIPAT na próxima edição. No ano que vem, gostaria de levar a SIPAT/SIPATMIN para outros países da América do Sul. Esse é o nosso novo desafio", projeta o profissional.
A PlayerUm, startup fundada em 2011, desenvolve soluções interativas com mecânicas de gamificação para empresas e possui mais de 100 clientes, 200 projetos e 500 mil pessoas impactadas.
Em seu portfólio de clientes, estão corporações como Globo, Nestlé, Vale, L'Óreal, Uber, Ipiranga, L’Occitane, SporTV e MRV.
A RHI Magnesita é resultado da fusão da RHI, uma empresa baseada na Áustria, com a fabricante brasileira Magnesita. A companhia resultante da união, que aconteceu em 2017, foi estabelecida na Holanda e listada na Bolsa de Londres.