
Richard Stallman. Foto: flickr.com/photos/tian2992
Richard Stallman foi assaltado no final de semana na Argentina, e acabou ficando sem passaporte e visto para retornar ao Brasil, onde participaria de eventos nessa semana.
O assunto foi discutido numa lista sobre software livre.
Stallman, que na semana passada esteve em Porto Alegre, seguiu da capital gaúcha para a Argentina, para passar o final de semana, após uma palestra na sede do governo estadual.
Segundo relatado na lista, o guru do movimento software livre teve a mochila roubada enquanto estava no país vizinho ao Brasil. Ironicamente, em sua palestra em Porto Alegre, Stallman disse que essa seria sua última vez na Argentina.
“Eles estão implementando um sistema de identificação das pessoas nos aeroportos que vai acabar com a liberdade de quem ingressar no país. Essa será minha última vez lá”, protestou o programador.
Chamado de Sibios, o sistema criticado por Stallman envolve o uso de biometria para identificação dos cidadãos e, segundo o palestrante, também de visitantes.
De acordo com a agenda publicada em seu site oficial, nessa segunda-feira, 11, Stallman tem uma palestra em Cordoba, Argentina.
O próximo destino dele será o Reino Unido, onde deverá estar em 22 de junho.
Não foram dados detalhes sobre uma possível agenda de Stallman no Brasil antes de seguir para a Europa. Para que ingresse no território brasileiro, Stallman, que é norte-americano, precisa recuperar o visto. Do Brasil ele seguirá para seu próximo destino.