A Research In Motion (RIM) lança o BlackBerry BBX, que une recursos das plataformas BlackBerry e QNX em uma única solução voltada a tablets e smartphones.
A novidade agrega o BBX-OS, que suporta serviços de nuvem e ambientes de desenvolvimento para HTML5 e desenvolvedores nativos.
Além disso, traz suporte para aplicativos desenvolvidos com qualquer das ferramentas já disponibilizadas para o BlackBerry PlayBook (SDK Nativo, Adobe AIR/Flash, WebWorks/HTML5 e Runtime BlackBerry para aplicativos Android ).
A BBX também conta com a nova interface de usuário BlackBerry Cascades para gráficos avançados e recursos de “Super Aplicativos”, que viabilizam integração entre aplicativos, serviços Push sempre ativados e a BBM Social Platform.
Além da nova plataforma, a RIM também anuncia atualizações para suas ferramentas, como o WebWorks para smartphones e tablets BlackBerry, o SDK Nativo para BlackBerry PlayBook e uma versão developer beta do BlackBerry PlayBook OS 2.0 com suporte para aplicativos Android.
“Com quase cinco milhões de downloads de aplicativos por dia, nossos clientes fizeram da plataforma BlackBerry uma das mais lucrativas para o desenvolvedor”, afirma Mike Lazardis, presidente e CEO conjunto da RIM.
Segundo ele, é pensando neste público desenvolvedor que a RIM aposta, por exemplo, no BlackBerry WebWorks.
“Este lançamento é voltado a desenvolvedores que querem suportar tanto os smartphones existentes (com os sistemas operacionais BlackBerry 6 e BlackBerry 7) quanto o BlackBerry PlayBook. Com isso, eles podem desenvolver aplicativos para as duas plataformas, com suporte para aplicativos em HTML5, CSS e JavaScript”, comenta o CEO.
Ainda conforme o presidente, a última versão do SDK BlackBerry WebWorks SDK 2.2 também já está disponível e inclui atualizações para o novo SDK, fora o sistema operacional doPlayBook, o Simulador do PlayBook e outras novidades.
As APIs BlackBerry WebWorks são suportadas pelo Ripple Emulator, uma ferramenta de emulação de navegador independente que permite testar e depurar aplicativos em diversas plataformas e dispositivos, sem precisar compilar o código ou iniciar simuladores.
A partir desta quinta-feira, 19, o Ripple Emulator está disponível em versão beta e também poderá ser baixado no site de desenvolvedores de WebWorks da RIM, relacionado abaixo.