
São Leopoldo é a mais antiga cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo
A prefeitura de São Leopoldo, município de 238 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre, atualizou seu parque de servidores com a Lenovo em um projeto da Athenas DCG.
O foco era implementar novas funções de armazenamento de dados e segurança da informação, visando melhorar o acesso ao portal on-line e a emissão de notas fiscais.
“A antiga infraestrutura, por estar obsoleta, impedia a prefeitura de digitalizar os trâmites e envio de documentações dos contribuintes por falta de capacidade”, diz Maricler Sobral, servidora do quadro de TI da Prefeitura de São Leopoldo.
A Lenovo, então, implementou a solução de armazenamento de memória não volátil expressa (NVME, na sigla em inglês) Full NVME DM5100F, que possui a menor latência entre as tecnologias disponíveis.
A solução foi somada aos servidores ThinkSystem SR630 V2 e aos switches SAN DB610S.
Com elas, o tempo de gravação do backup do banco de dados caiu de 30 horas para cerca de uma hora, diminuindo a janela de backup, o objetivo de tempo para recuperação (RTO) e a terceirização de processo de recrutamento (RPO).
“A aquisição da solução Lenovo, portanto, será um caminho para começarmos a abolir o uso de papel e a necessidade de entrega de documentação presencialmente, podendo assim fazer todos os processos via o portal online da Prefeitura”, declara Sobral.
Além da instalação da nova infraestrutura, o time de TI da prefeitura de São Leopoldo também passou por uma instrução e capacitação para conhecimento da nova solução.
Fundada em 1824, São Leopoldo é a mais antiga cidade da região metropolitana de Porto Alegre e concentra um dos maiores polos de tecnologia do Rio Grande do Sul, incluindo uma operação de serviço e suporte da SAP e a HT Micron, na área de semicondutores.
A Lenovo é uma multinacional chinesa de tecnologia avaliada em US$ 50 bilhões, com 77 mil funcionários e operações em 180 mercados no mundo.
No primeiro trimestre deste ano, a Lenovo registrou uma receita de R$ 62 bilhões.
Há 24 anos no mercado, a Athenas DCG é parceira da Lenovo e atua no fornecimento de equipamentos e soluções para clientes de pequeno, médio e grande porte e para as empresas públicas no âmbito federal, estadual e municipal.