.jpg?w=730)
Scherer Auto Peças, unidade Passo Fundo - Foto: Site
A Scherer Autopeças, distribuidora de autopeças no mercado da Região Sul, adotou a SWPaaS, uma plataforma de intercâmbio eletrônico de dados (EDI, na sigla em inglês) desenvolvida pela Sawluz, empresa paulista especializada neste tipo de solução.
Com o objetivo de ganhar agilidade e ampliar para novos mercados, a distribuidora precisava automatizar processos e otimizar a integração com fornecedores e clientes.
A empresa escolheu, então, uma solução que permite agilizar e integrar as informações logísticas, de produção, vendas e supply chain entre os parceiros de negócios. Ela foi embarcada na nuvem da Amazon Web Services (AWS) e integrada aos processos da Scherer.
Uma das funcionalidades adotadas foi um sistema de notificações automáticas, utilizado para informar fornecedores sobre a entrega de pedidos.
A ferramenta também dispõe de reenvio de arquivos, rastreabilidade completa (tracking) e interface multilíngue disponível em português, espanhol e inglês.
Segundo a empresa, a implementação trouxe agilidade e redução de erros na emissão e processamento de pedidos, diminuiu retrabalhos e liberou a equipe para focar em negociações estratégicas.
“Estimamos uma redução média de três dias na demanda de cada comprador, otimizando o tempo de resposta e aumentando a produtividade da equipe de vendas, que inclui 600 profissionais”, afirma Rodrigo Surdi, coordenador de TI da Scherer.
Fundada em 1963 na cidade de Joaçaba, Santa Catarina, a Scherer Autopeças atua nas linhas leve, pesada, motos, agrícola, lubrificantes e pneus.
Com mais de 2.450 profissionais, a empresa também opera outros três centros de distribuição em Itajaí (SC), Passo Fundo (RS) e Ponta Grossa (PR), além de dezenas de lojas espalhadas pelo Sul.
Até 2030, a Scherer planeja alcançar 20% do mercado e ser uma das principais distribuidoras de autopeças na Região Sul do Brasil.
Baseada em São Paulo, a Sawluz possui mais de 35 anos de mercado e é parceira da Microsoft, AWS, Taggen, Abes Software, Softex, GS1-NFe, Anfavea e Tecnosinos.
A companhia atende mais de 600 clientes entre montadoras, sistemistas, fabricantes, distribuidores de autopeças e indústria em geral.
Seu portfólio conta com mais de 10 mil empresas trafegando dados em suas soluções, mais de 3 milhões de transações EDI por ano e mais de 27 milhões de kbytes trafegados em sua base de dados.