
IA está ajudando pessoas a encontrarem sua casa no ZAP. Foto: Depositphotos.
A ZAP, plataforma de compra e venda de imóveis adquirida em 2020 pelo Grupo OLX, desenvolveu uma ferramenta baseada em inteligência artificial para facilitar a busca em seu portal.
Segundo a ZAP, o “modelo usado majoritariamente” foi Amazon Nova, uma IA generativa disponível na plataforma Amazon Bedrock da AWS usada em diversas aplicações como texto, imagem, vídeo, fala e agentes automatizados.
Também foi usado o Claude Sonnet, tecnologia de inteligência artificial da Anthropic, startup americana rival da Open AI, investida por big techs como Amazon e Google.
A ideia é permitir que os usuários descrevam por texto ou voz seu imóvel ideal e, a partir disso, recebam recomendações precisas com base em milhões de anúncios.
“A nossa inteligência artificial vai trabalhar como uma curadoria para quem está buscando comprar ou alugar um imóvel. Queremos que a pessoa tenha menos esforço para encontrar o que procura e que nossos parceiros tenham muito mais chances de conversão”, explica Maria Fernanda Tavares, senior product manager do Grupo OLX.
Ainda em sua versão beta, os anúncios exibidos por meio da solução receberam 25% mais cliques e geraram 53% mais conversões do que o fluxo tradicional.
Além disso, 80% dos usuários que testaram a funcionalidade afirmaram ter alcançado seu objetivo ao buscar um imóvel.
“A forma como os dados são cadastrados nunca foi tão importante. Quanto mais completa for a descrição, quanto melhores forem as fotos, vídeos e tours virtuais, mais a IA conseguirá posicionar o anúncio para quem está buscando exatamente aquele tipo de imóvel”, conclui Tavares.
No Brasil desde 2010, a OLX adquiriu o Grupo ZAP em 2020. Desde então, conta com três unidades de negócios no país: Zap, Viva Real e OLX, sendo os dois primeiros focados em imóveis, e a OLX abrangendo imóveis, carros e demais categorias.
A companhia de origem argentina possui 33 milhões de clientes mensais, quase meio milhão de anúncios diários e uma média de 2 milhões de vendas por mês, cerca de 50 por minuto.