
Raul Gonçalves
A Scunna remodelou seu serviço de segurança visando a dobrar a clientela nessa modalidade em 2012.
Chamada de Scunna as a Service (SaaS), a nova oferta agrega novos recursos ao pacote de serviços de segurança já existente da empresa, e promete um atrativo irresistível: economia ao cliente.
O custo menor se dá pela dispensa de pagar por equipamento e treinamento. A própria Scunna mantém o hardware e administra as regras de segurança.
Atualmente com 20 clientes num modelo similar de segurança como serviço, a nova marca quer chegar a 50 empresas contratantes até o segundo semestre de 2012.
Uma meta fácil, avalia Raul Gonçalves, diretor da Scunna.
Tida como mais adaptável, a solução mira nos pequenos e médios empresários, o que amplia a abrangência de mercado da Scunna, segundo Gonçalves.
“Podemos atender desde um escritório de advogados que quer ter segurança no seu site, até um cliente que funciona bastante com várias filiais”, diz o executivo.
Economia no hardware
Nesse novo formato, em operação pela empresa há três meses, diz o executivo, a infraestrutura é adquirida e gerenciada pela própria Scunna na central de atendimento da empresa.
Segundo o diretor, no dia a dia das empresas que preferem fazer a segurança por conta, os profissionais da casa nem sempre têm o mesmo nível de especialização e certificação que os técnicos focados no sistema de segurança.
“Daí acaba só fazendo o mais simples, que é ligar e deixar funcionar”, argumenta o Gonçalves.
As novidades
No caso da nova oferta da Scunna, recursos como análise de vulnerabilidade como serviço e master mind (relatórios de ataques), estão entre as ofertas que passam a compor o portfólio.
O Scunna SaaS oferece também ferramentas de firewall, VPN, IPS, filtro de conteúdo web e e-mail e análise de vulnerabilidades para redes, sistemas e websites.
Segundo Gustavo Pauletti Gonçalves, gerente comercial da Scunna, o serviço tem também um grande apelo para empresas de e-commerce, pois além de garantir maior segurança ao site, o SaaS possui um selo da McAfeee que mostra, diariamente, o nível de confiabilidade para quem está acessando.
Scunna Network Technologies
Para 2011, a Scunna espera faturar 30% a mais do que no ano passado, quando a empresa ficou perto dos R$ 10 milhões.
A empresa está presente nos três estados da região Sul, trabalhando com marcas como VMWare, CheckPoint, SonicWall e Expand. Entre os clientes, organizações como Lojas Colombo, Grupo RBS e Panvel.
No início do ano, a empresa venceu licitações para upgrade de licenças de softwares McAfee no valor total de R$ 1,5 milhão no final de 2010.
Além da McAfee, a empresa trabalha em parceria com marcas como VMWare, CheckPoint, iVirtua, ArcSight, SonicWall e Expand.
Mercado de segurança
Mercado mundial de US$ 16,5 bilhões, a segurança tem diversificado sua atuação, especialmente em função de startups que têm inovado no mercado, buscando evitar novas brechas nos sistemas.
Segundo números do instituto Gartner, o controle de segurança via cloud deve gerar 60% da receita do setor de segurança até 2013. Em 2008, o índice era de 20%.
Recentemente, nomes como a HP anunciaram sua entrada na segurança como serviço.