Foto: Divulgação
A Sem Parar, conhecida pelos pagamentos automáticos em pedágios, lançou o MeuRH, agente virtual de recursos humanos desenvolvido com inteligência artificial generativa e integrado ao Microsoft Teams, principal canal corporativo da empresa, para disponibilizar um ponto de contato direto com o departamento sem necessidade de intervenção humana.
Desenvolvida internamente, a solução utiliza o Copilot Studio, da Microsoft, em conjunto com modelos de linguagem natural da OpenAI e integrações com o ServiceNow, permitindo que todas as interações e solicitações sejam registradas e acompanhadas.
No passado, o RH recebia 1,2 mil e-mails por mês, principalmente com dúvidas simples.
Com a ferramenta, a empresa passa a responder dúvidas, orientar processos e abrir chamados automaticamente no ServiceNow, referente a tópicos como benefícios corporativos, férias, folha de pagamento, remuneração e solicitações diversas.
Na primeira semana em execução, as expectativas iniciais de volume de atendimento foram superadas, e o índice de satisfação alcançou 4,5 em uma escala que vai até 5 pontos.
Já no primeiro mês de operação com IA, 40% das solicitações foram resolvidas diretamente pelo próprio chat do Teams.
“Optamos por implementar a ferramenta mesmo antes de estar 100% pronta. Dessa forma, podemos evoluir e aprender ao longo do processo, com as interações e feedbacks dos colaboradores. Nos próximos meses, com a consolidação do MeuRH, esperamos atingir 70% de resolução das solicitações de forma totalmente digital. Isso permitirá que a equipe concentre seus esforços em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado”, completa Daniel Campos, diretor executivo de pessoas da Sem Parar.
A empresa agora avança para a fase de estabilização e aprimoramento contínuo do agente virtual, etapa essencial para consolidar o modelo de autoatendimento e reforçar a inteligência artificial como elemento central do pilar de experiência digital.
Fundada em 2000, a Sem Parar foi pioneira na implantação do sistema de pagamento eletrônico em pedágios no Brasil, utilizando a tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID).
Desde 2016, a marca, que já pertenceu ao grupo CCR, faz parte da Fleetcor Technologies, uma multinacional americana especializada em soluções de pagamento para negócios.
Hoje, a Sem Parar está presente em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil, com seu serviço aceito em estacionamentos, postos de combustíveis e drive-thru. Além disso, possui integração com bancos para funções de débito e crédito.
