.jpg?w=730)
Foto: Pexels.
O Senai-SP anunciou a expansão do programa de capacitação em computação em nuvem Amazon Web Services (AWS) para mais 54 unidades no estado de São Paulo, alcançando um total de 62.
A expectativa é iniciar as novas turmas a partir deste mês de maio em cidades como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Bauru e Santos.
Segundo a instituição, o motivo da expansão é o aumento da demanda da indústria por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação.
“Nossa oferta é orientada pela demanda da indústria, resultando na alta empregabilidade dos nossos alunos. Essa parceria Senai-SP e AWS está alinhada ao nosso compromisso de participar do processo de digitalização das indústrias”, afirma Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP.
No total, o Senai-SP conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado e 78 escolas móveis, além de educação on-line e híbrida.
Mais de 200 professores passaram por capacitação por meio do AWS Academy, um programa global da empresa que oferece às instituições de ensino superior um currículo gratuito.
“A computação em nuvem cresceu exponencialmente nos últimos anos no Brasil, criando uma alta demanda por profissionais qualificados. Por outro lado, há pessoas buscando uma oportunidade de qualificação ou de se recolocar no mercado de trabalho. É por isso que a AWS investe em diversas iniciativas de capacitação”, afirma Paulo Cunha, diretor geral para o setor público da AWS no Brasil.
Até 2025, a companhia pretende investir centenas de milhões de dólares para fornecer a 29 milhões de pessoas acesso gratuito ao treinamento em habilidades de computação em nuvem.
Desde 2011, a AWS tem uma região de nuvem no estado de São Paulo, o que inclui uma infraestrutura com vários data centers (dos quais a companhia não revela a localização) e mais de 200 serviços ofertados.
Com milhões de clientes, a AWS possui mais de 200 serviços e 84 zonas de disponibilidade em 26 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 24 zonas de disponibilidade e mais oito regiões na Austrália, Canadá, Índia, Israel, Nova Zelândia, Espanha, Suíça e Emirados Árabes Unidos.