
Fernando Silva. Foto: Divulgação
A blumenauense Senior firmou uma parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), de Rio do Sul, para incluir desenvolvimento de ERP na grade curricular do curso de Administração.
No projeto, a Senior entra com investimento em torno de R$ 600 mil, com a doação de 100 licenças de seu ERP, além de treinamento de consultores da distribuidora Alto Vale Sistemas, que irão ministrar as aulas sobre o software.
A meta é atender a 100 alunos no primeiro semestre deste ano, divididos em duas turmas, e outros 100 no segundo semestre.
“A prática integra a disciplina de Estudos de Práticas Gerenciais”, explica Fernando da Silva, gerente de Produto da Senior. “Com as aulas práticas, os alunos poderão vivenciar o funcionamento de um ERP, o que contribui para formar profissionais alinhados às demandas do mercado”, completa.
Este alinhamento, segundo o executivo, também é o que reforça o posicionamento da disciplina no curso de Administração, e não necessariamente em um de tecnologia.
Para Silva, o foco em gestão também é demandado aos profissionais da TI.
Demanda que a parceria, ainda que seja a primeira a ser firmada pela Senior neste formato com uma instituição de ensino, já começa cobrindo consideravelmente: só no primeiro ano, se os 200 alunos projetados forem atendidos, já serão 40% dos cerca de 500 alunos que a Unidavi tem hoje na área de Gestão, da qual faz parte a graduação em Administração.
A Senior fechou 2011 com R$ 400 milhões em volume de negócios, alta de 14% sobre o ano anterior, e para 2012 projeta crescer 20%, chegando aos R$ 480 milhões.
Nisso tudo, os investimentos em capacitação, pesquisa e desenvolvimento participam com destaque, conforme Silva.
“Em 2011, investimos R$ 21 milhões em P&D e R$ 1,3 milhão em capacitação. Este ano, prevemos investir R$ 24 milhões na primeira área e R$ 2,3 milhões na segunda”, finaliza o executivo.
Especializada em ERP, a Senior tem matriz em Blumenau e filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além de unidades localizadas nos principais centros do país e mais de 100 canais distribuídos por todo o Brasil.
A companhia também atua no mercado latino-americano.
Ao todo, emprega cerca de 3 mil pessoas, entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.