Setor perde um guerreiro

A TI do Rio Grande do Sul perdeu um guerreiro na quarta-feira, 15, com o falecimento do diretor executivo e sócio-fundador do Baguete Diário, Gilnei Quintana Marques.
16 de novembro de 2006 - 14:44
Setor perde um guerreiro
A TI do Rio Grande do Sul perdeu um guerreiro na quarta-feira, 15, com o falecimento do diretor executivo e sócio-fundador do Baguete Diário, Gilnei Quintana Marques. O jornalista foi cremado nesta quinta, 16, em Porto Alegre, cidade que assistiu às maiores realizações do profissional, nascido em 08 de junho de 1966 em Santana do Livramento.

Marques lutava contra o câncer há três anos e onze dias com a obstinação e valentia que eram traços fundamentais de sua personalidade, de acordo com todos os que tiveram a sorte de conhece-lo. Foram essas características que o fizeram perseverar, em 1997, num trabalho que muitos achariam maçante: enviar de manhã cedo, gratuitamente, uma seleção dos fatos mais importantes do dia, nas editorias de mundo, esporte, política e economia.

"Notícias quentes toda manhã", era o mote do que já então foi batizado Baguete Diário, o primeiro clipping de notícias da Internet brasileira. Originalmente criado para tirar o santanense cedo da cama, o invento prosperou. Em 1999, 80 mil internautas recebiam o Baguete todas as manhãs, grátis. Espalhados por 17 estados, 60 provedores de acesso à web pagavam pelo conteúdo, reproduzido no portal www.baguete.com.br. Aliás, a página foi a primeira a publicar material da BBC e da Deutsche Welle no país.

Mais tarde, com o estouro da "bolha", caiu drasticamente o número de clientes do negócio. Era hora da reinvenção. Atento ao promissor setor de TI do Sul do Brasil, Marques refundou, em 2002, o Baguete como um portal de notícias focado no tema. Ao mesmo tempo, a empresa começou a oferecer conteúdo eletrônico formatado de acordo com a necessidade das organizações, para distribuição interna e externa. Novamente, mais dois casos de pioneirismo.

O número de leitores e a relevância do portal não paravam de crescer, assim como o número de corporações clientes dos serviços de jornalismo empresarial digital, que logo chegaram a 10 entre as 50 maiores do Sul. Em 2005, mesmo debilitado pela doença, Marques seguia ativo. O ano passado, por sinal, marcou algumas das maiores realizações do Baguete: a conquista do espaço semanal no Jornal do Comércio, a criação de uma seção voltada só para o mercado catarinense e o primeiro Debaguete - Observatório Crítico da TI-Sul.

Marques acreditava que o crescimento do setor significava o crescimento do Baguete e que por isso, a motivação principal do site era fomentar esse processo, divulgando as conquistas de empresários e entidades do segmento, mas também mostrando seus erros no intuito de criticar positivamente. Esse é o compromisso que a equipe e os colaboradores do portal prometem manter.

É por isso que mesmo hoje, no dia em que lamentamos a perda de um colega de trabalho, e, sobretudo, de um bom amigo, o Baguete vai seguir entregando para seus leitores as notícias mais relevantes pela Internet, nos e-mails dos assinantes da newsletter e, toda às segundas-feira, no Jornal do Comércio. Por isso, o Debaguete seguirá debatendo os temas mais quentes do setor e as organizações que confiam em nós seguirão contando com nosso serviço. Porque as boas idéias ficam depois que seus criadores partem e, principalmente, porque o Gilnei teria gostado que fosse assim. 

Agradecimento
A equipe do Baguete agradece às inúmeras demonstrações de solidariedade que vêm recebendo ao longo do dia. Não será possível responder a cada uma delas pessoalmente, mas, como forma de reconhecimento, todas serão divulgadas no portal na segunda-feira, 20, no espaço tradicionalmente dedicado à entrevista da semana.