
Fernando Botelho, cofundador da F123. Foto: Divulgação.
Para beneficiar as 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 582 mil delas cegas, foi lançado no final de 2015 o F123 Access. O programa gratuito foi desenvolvido para facilitar o acesso à internet, fazendo uma leitura correta de sites e portais, mesmo aqueles que não estão preparados para um leitor digital.
"Hoje, existem vários leitores de tela, mas muitos sites não são desenhados de uma forma acessível para que esta leitura seja feita corretamente. O que o F123 Access faz é a reformatação deste site, deixando-o mais fácil de ser usado e lido por estes leitores", explica Fernando Botelho, cofundador da F123, empresa desenvolvedora do software.
Deficiente visual desde a adolescência, Botelho desenvolveu o programa a partir das suas próprias dificuldades. Com o apoio do Pontofrio, por meio da Fundação Via Varejo, conseguiu colocar o projeto em prática.
"Parte dos nossos investimentos sociais está direcionada a projetos que promovem a tecnologia inclusiva, que colaborem com a autonomia e empoderamento dos indivíduos", comenta Susy Yoshimura, diretora executiva da Fundação Via Varejo.
O software desenvolvido por Botelho e sua equipe tem outro facilitador, que é a sua acessibilidade simplificada. O F123 Access funciona como complemento do navegador Mozilla Firefox e está disponível em português, inglês e espanhol.
"O feedback está muito bom. Temos oitenta pessoas testando o f123 Access em todo o mundo. No Brasil, temos perto de 40 pessoas, mas estamos também na Índia, Estados Unidos, Itália e outros dez países", conta Botelho.
Para ter acesso ao F123 Access os interessados precisam fazer cadastro no site da ferramenta. Mais informações pelo email acessoF123@f123.org.