PIONEIRA

Staples: Duolingo para ensino de idiomas

A Staples é a primeira empresa a implementar a ferramenta para capacitar funcionários.

14 de maio de 2015 - 12:39
A Staples é a primeira empresa a implementar o Duolingo para capacitar funcionários. Foto: Niloo/Shutterstock.

A Staples é a primeira empresa a implementar o Duolingo para capacitar funcionários. Foto: Niloo/Shutterstock.

A Staples, gigante especializada no varejo de materiais para escritórios, fez um acordo com o Duolingo, plataforma de ensino de idiomas, para oferecer a capacitação de idiomas a todos os seus funcionários na América Latina. 

Com essa iniciativa, a Staples se torna a primeira empresa a implementar esta ferramenta online para capacitar os funcionários.   

O projeto será executado pela Staples de forma regional e simultânea em seus escritórios no Brasil e Argentina, com o objetivo de que todos seus empregados sejam bilíngües (espanhol e português). 

“Queremos presentear todos os nossos colaboradores com ferramentas que lhes permitam crescer e profissionalizar-se, acompanhando o crescimento de nossas operações na região. Na 1ª semana, mais de 50% dos colaboradores se cadastraram e começaram sua capacitação”, informa Alexandre Fleury, gerente de Recursos Humanos da Staples na América Latina.

Todos os funcionários poderão se registrar e começar seu aprendizado com a flexibilidade de uma ferramenta online, disponível também em dispositivos móveis. Em ambos os países, a empresa disponibilizará espaços para que aqueles que não tenham acesso a um PC possam capacitar-se em horários determinados. 

Os avanços dos colaboradores serão monitorados pela área de RH por meio de painéis de controle online. Para estimular a aprendizagem, a Staples dará prêmios semanais e mensais aos participantes que mais evoluírem, que vão desde tablets e notebooks até viagens à Argentina para os funcionários do Brasil, e vice-versa.

Lançado em 2011, Duolingo tem agora cerca de 15 milhões de usuários ativos (e 85 milhões de usuários registrados) em todo o mundo.

Fundada em 1986 nos Estados Unidos, a Staples tem presença em 26 países, com cerca de 2,3 mil lojas. 

A rede chegou ao Brasil, em 2005, com a aquisição da Officenet. Em menos de dez anos, conquistou uma base de 65 mil clientes, sendo cerca de 7,5 mil ativos por mês. 

Por aqui, a Staples adota o modelo de delivery a partir do atendimento por telefone e de vendas online. Em setembro de 2014, a gigante americana inaugurou sua primeira loja física no Brasil. A  operação, que tem formato de “quiosque”, fica no Shopping Market Place, em São Paulo.