AGRO

Supercampo digitaliza operações B2B com VTEX

Projeto contemplou todas as 11 cooperativas sócias da plataforma de e-commerce.

09 de agosto de 2024 - 16:43
Leandro Carvalho, CEO da Supercampo (Foto: Divulgação)

Leandro Carvalho, CEO da Supercampo (Foto: Divulgação)

A Supercampo, plataforma curitibana de comércio eletrônico que tem como sócias 11 cooperativas do agronegócio, contratou a VTEX, uma das maiores empresas de e-commerce do país, para digitalizar a operação B2B de todos os seus clientes.

Segundo a companhia, os modelos tradicionais de e-commerce não atendem as cooperativas desse setor, pois o produtor rural tem condições comerciais diferentes do consumidor final e de outros negócios.

“É preciso levar em conta, por exemplo, os benefícios fiscais do governo em cada localidade para isenção de impostos como o ICMS. Dessa forma, o produtor rural consegue comprar pelo CPF, fazer o faturamento pelo CNPJ e ser parametrizado de acordo com as regras fiscais do estado de origem da compra”, explica Fabio Schimidt, VP de soluções de engenharia da VTEX.

No projeto, a companhia integrou os meios de pagamento, unidades de manutenção de estoque (SKUs), hubs logísticos e sistemas de gestão empresarial de cada uma das cooperativas.

A partir dessa etapa, foi possível digitalizar os fluxos comerciais de todas elas, desde a compra e venda de produtos do varejo B2C até a comercialização de insumos, como rações, óleo diesel e sementes, no modelo B2B.

Outro grande desafio foi criar uma arquitetura que redefinisse a experiência de compra do produtor rural considerando o fato de ele estar na lavoura e muitos não usarem celulares com frequência. 

Para isso, foram implementadas funcionalidades como checkout integrado, múltiplos cenários de entrega e retirada, cotação, pedidos em grade, ciclos de venda, sugestões de produtos e sincronização automática de estoque.

“Pelo sistema, todos ganham com mais rapidez, confiança, qualidade de portfólio e preços, com o objetivo de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios", avalia Leandro Carvalho, CEO da Supercampo.

Fundada em 2020, a Supercampo tem sede em Curitiba e vende mais de 120 mil produtos vindos de 100 mil cooperados de 11 cooperativas: Lar, Copacol, Agrária, Integrada, Castrolanda, Frísia, Capal, Cotrijal, Copercampos, Coopertradição e Coplacana.

Em 2023, a empresa processou 170 milhões em volume bruto de mercadorias.

Líder no Brasil em plataformas de e-commerce e soluções omnichannel, a VTEX atua há 24 anos no mercado com clientes como Sony, Whirlpool e Colgate, Carrefour, Motorola e Stanley.

A empresa continua em ritmo de crescimento no Brasil e na América Latina, com a meta de ultrapassar a barreira de receita de R$ 1 bilhão.