
A TAM oficializou nesta quinta-feira, 13, seu ingresso à Star Alliance, uma aliança de 27 companhias aéreas que permite o acesso a 1.167 destinos em 181 países.
A estimativa da empresa, que hoje oferece mais de 40 destinos no Brasil e 10 na América do Sul, é que a inclusão no grupo permitirá um incremento de 30 mil passageiros na média de seus voos diários.
Com a aliança, também será possível aos clientes de programas de fidelização da TAM acumular e resgatar pontos em voos operados por companhias aéreas da Star Alliance, que, entre seus membros, inclui a Air Canada, a Continental Airlines, a Lufthansa e a TAP.
Os clientes de programas de fidelidade das companhias aéreas parceiras também poderão acumular pontos em voos da TAM, além de resgatar seus pontos na rede da empresa brasileira, segundo informações do Valor Online.
De acordo com o presidente da companhia brasileira, Líbano Barroso, a Star Alliance dará à TAM uma maior gama de serviços, o que vai permitir oferecer aos clientes uma experiência de viagem prática e integrada.
"Nossa marca passará a ser global e a Star Alliance terá uma forte presença na América do Sul", completa o executivo.
No mesmo sentido, o presidente da Star Alliance, Jaan Albrecht, afirmou que a aliança terá condições de oferecer produtos mais competitivos nas rotas para a América do Sul.
"Com a TAM ganhamos uma companhia aérea baseada na América do Sul, um importante mercado para a aviação e lar de muitas economias que vêm apresentando crescimento", analisa Albrecht.
As negociações voltadas ao ingresso ao grupo tiveram início em 2006, sendo que a TAM já investiu aproximadamente R$ 40 milhões para preparar sua entrada, o que incluiu trabalhos de adequação de sistemas de gestão de passageiros e de check-in.