ANALYTICS

Tarea é canal da Teradata no setor público

A empresa está situada no Distrito Federal e tem filial no Rio de Janeiro.

19 de outubro de 2016 - 15:46
Rafael Vilela, diretor da Tarea. Foto: Divulgação.

Rafael Vilela, diretor da Tarea. Foto: Divulgação.

A Teradata firmou um acordo para contar com a Tarea, empresa de tecnologia situada no Distrito Federal com filial no Rio de Janeiro, entre seus canais de venda. O foco da Tarea é a atuação no setor público.

Entre os canais da Teradata, os que se destacam pela atuação na área pública são CDS/Maxtera, TGV, Keyrus e iMaps. As outras parceiras da companhia são DMK3, LCA, Horus e Cognizant.

A Tarea trabalha com soluções de análise de dados, business inteligence e aplicações de big data. 

“O nível técnico dos clientes está evoluindo de uma maneira muito rápida. Quando realizamos o primeiro contato com um cliente, percebemos que mesmo sem as informações técnicas sobre um appliance de big data os administradores vislumbram resultados com o cruzamento de dados”, relata Rafael Vilela, diretor da Tarea.

Segundo ele, órgãos e empresas públicas buscam aglutinar informações em busca de inteligência de mercado, maior conhecimento e expansão do serviço público. 

Outro fator para a parceria com a Teradata é a busca do mercado pela adoção de sistemas de análise e big data em nuvem. 

Para Vilela, este pode ser um caminho para democratizar o acesso a esse tipo de tecnologia, barateando o custo do investimento inicial e permitindo que até órgãos municipais, com orçamentos mais restritos, possam aderir à tendência de análise de dados.

A Tarea projeta que os produtos Teradata estarão em 80% dos novos projetos da empresa.

“Hoje a palavra de ordem no setor público é controle, e nada melhor do que a tecnologia de análise de dados para solucionar problemas crônicos. Se antes os administradores públicos ‘sentavam’ em cima dos seus silos de dados, hoje os governantes mais atentos buscam o cruzamento dessas informações para gerar ganhos para o Estado como um todo”, afirma Carlos Bokor, diretor de governo da Teradata.

A Tarea foi fundada em 2009 e tem faturamento anual de aproximadamente R$ 25 milhões. A companhia atende a clientes como ANVISA, BRB, Ministério da Integração e Sky.