
Taurion é uma figura conhecida da TI brasileira. Foto: Divulgação.
A Nexmuv, uma empresa paulista de desenvolvimento de software, acaba de chamar Cezar Taurion, uma referência no setor de TI brasileiro, para atuar como “advisor estratégico” com foco no seu programa de aceleração de startups.
Taurion vai se envolver com o The Garage, o programa de “startup studio” da Nexmuv, ou, traduzindo, uma iniciativa focada em investir em startups bem no começo do negócio, antes mesmo de ter uma oferta pronta para o mercado.
“Minha função é identificar e ajudar no processo de edificação de novas ideias. Analisar essas ideias e, uma vez aprovadas, fazer com que elas decolem no mercado”, diz Taurion.
Dono de uma carreira de 40 anos, Taurion é conhecido pelo seu período como Chief Evangelist da IBM Brasil, tendo atuado também como sócio-diretor e IT Strategy da PwC.
Hoje, o profissional é CSO da Redcore, uma startup de consultoria sobre inteligência artificial, e participa ativamente do Linkedin, onde tem mais de 50 mil seguidores, um número grande no nicho de tecnologia.
Taurion também atuará lado a lado dos profissionais que compõem a célula de Inovação e IA da Nexmuv.
“A intenção é focar no uso adequado de inteligência artificial. Quando aprovamos uma ideia no The Garage, ela já nasce com IA embarcada para ajudar na implementação e operação”, descreve Taurion.
COMO FUNCIONA O THE GARAGE
Assim, o The Garage deve apoiar os empreendimentos na fase de “ideação”, quando se identificam uma oportunidade de mercado e se desenvolve uma ideia de produto ou serviço, além de pesquisa e definição do público-alvo, até a validação, que envolve o lançamento do tal MVP para testar a aceitação do mercado e coletar feedbacks para melhorias.
Os aportes devem ficar na casa do R$ 1 milhão e a meta é deixar a startup pronta para receber aportes de volume maior vindos de outros fundos. Um investimento já foi feito (veja mais abaixo). Até 2025, devem ser lançadas mais três, com investimento de R$ 3 milhões.
Segundo a Nexmuv, o modelo não existia até agora no Brasil, uma afirmação que a empresa baseia no grau de envolvimento com as startups em estágio inicial e no fato dela mesma ser uma empresa de desenvolvimento de software.
“Entregamos produtos ou empresas prontas para operacionalizar, já com estratégias de marketing e vendas implementadas para que estejam prontas para atrair investidores para dar continuidade no projeto”, explica Carlos Perobelli, diretor-executivo da Nexmuv e idealizador do The Garage.
A primeira startup criada a partir do The Garage é o MOC, uma gestão de clínicas de saúde ocupacional criada dentro da própria Nexmuv do qual Perobelli é o principal sócio.