
José Carlos Pimentel. Foto: divulgação.
Depois de registrar crescimento em 2014, a multinacional indiana de TI Tech Mahindra traçou uma nova estratégia para manter o ritmo em 2015, apostando na verticalização de seus serviços.
Para isso, a companhia está focada em incentivar a especialização da consultoria em segmentos de mercado, ter maior visibilidade de seus negócios e aumentar a atenção no relacionamento com seus clientes.
Segundo destaca o vice-presidente e diretor de delivery da Tech Mahindra, José Carlos Pimentel, a empresa passa agora a ter três grandes verticais de negócio: Utilities e Telecom; Agronegócio e Bens de Consumo; e Manufatura e Outros Segmentos.
De acordo com o executivo, as verticais de Delivery contarão com uma robusta estrutura de serviços cross sector: arquitetura e soluções, multiplataforma, operações SAP e Oracle, projetos, IMS, AMS, tecnologia e infraestrutura, planejamento, apoio e suporte.
"Com essa mudança, o plano é destinar unidades com expertises específicas e dedicadas à natureza de cada projeto. Com isso poderemos fazer projetos com maior qualidade em um tempo menor", avalia o executivo.
Na nova estrutura, o gerente de Portfólio (responsável por uma das verticais de negócio) terá o papel de "trust advisor", ou seja: ter pleno domínio do negócio e da tecnologia que estiver sendo implantada e acompanhar, junto aos gerentes de Projeto e ao cliente, o andamento da implementação e suas entregas.
Conforme aponta Pimental, a estratégia de reformulação da estrutura interna faz parte do plano de expansão da empresa para 2015. A meta da companhia é bater os 30% de crescimento registrado em 2014, chegando a 40% com a nova estratégia.
"Somente em projetos SAP, tivemos um crescimento de 40% e esperamos que esse percentual suba para 55% em 2015", afirma o executivo.
Com o crescimento a empresa também deve investir na ampliação de sua base de consultores, que atualmente conta com cerca de 1,1 mil pessoas. Na região Sul, a empresa pretende aumentar seu time ainda no primeiro semestre, com foco em Porto Alegre e Joinville.
O executivo também mira possíveis aquisições para aumentar o portfólio de expertises da empresa. Em 2013 a companhia comprou 51% do capital da empresa brasileira de consultoria SAP, Complex IT, com investimento inicial de US$ 6,5 milhões em dinheiro.
"Com uma atuação mais focada e visão sistematizada do mercado, a Tech Mahindra concentrará esforços nos principais e mais estratégicos segmentos. Ao mesmo tempo, atuará com mais sinergia, qualidade e integração interna", explica o VP.
Segundo o executivo, verticais como agrobusiness é uma de grande potencial para a companhia. Para Pimentel, diversas companhias do setor, assim como cooperativas estão investindo em soluções de gestão e automação de processos.
"Também visamos o segmento público, uma área que tínhamos uma presença tímida, com projetos com empresas como Petrobrás e Eletrobrás. É um dos focos do nosso crescimento no futuro", adianta Pimentel, também apontando para o crescimento de sua equipe em Brasília.
CONCORRÊNCIA
Na competição das multinacionais de consultoria, a Tech Mahindra não é a única a apostar na verticalização de seus negócios para impulsionar seus negócios no Brasil. A alemã T-Systems também anunciou planos semelhantes para 2015.
A companhia planeja levar seus produtos além do setor de manufatura e automobilístico, expertises da empresa. Para o presidente, segmentos como varejo, agronegócio e saúde representam um grande potencial para a provedora.
Boa parte destes contratos vem de empresas de médio porte, um foco recente da companhia e que deve ganhar tração em 2015. Atualmente, cerca de 30% do faturamento da empresa vem de empresas médias.