Em março de 2009, será lançado no mercado brasileiro o Zeebo, videogame que promete dificultar a cópia ilegal de seus jogos.
Licenciado pela empresa homônima (antiga TecToy of America) e fabricado pela Tectoy, em Manaus, o Zeebo não utiliza mídia física. Todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos via 3G.
Licenciado pela empresa homônima (antiga TecToy of America) e fabricado pela Tectoy, em Manaus, o Zeebo não utiliza mídia física. Todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos via 3G.
Para baixar os arquivos é necessário ligar o console na TV e conectar-se à rede wireless ZeeboNet 3G, gratuita e disponível onde há cobertura 3G no país.
“Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games”, afirma Fernando Fischer, CEO da Tectoy.
O console será lançado com 6 jogos instalados – Action Hero 3D, Treino Cerebral, Prey Evil, Quake e mais 2 jogos que serão anunciados nas próximas semanas, que custarão a partir de R$ 10.
Outra novidade é o acelerômetro, que já está sendo desenvolvido pela Tectoy. O joystick contém sensores especiais que detectam e captam os movimentos do jogador e transferem essas ações para o ambiente do jogo.
“Estamos trabalhando com franquias de renome, mundialmente famosas, como Activision, Sega, Namco, Capcom entre outras e a adesão desses players confirma como nosso projeto é inovador”, comemora Fischer. Em 2009 serão mais de 50 jogos.
Agendado para chegar às lojas em março de 2009, o console será oferecido para licenciamento em outros países, com foco especial nos mercados emergentes.
Modelo de negócios
Para adquirir novos jogos e fazer o download, é necessário adquirir Z-Credits, através do próprio console e da rede ZeeboNet 3G. Os Z-Credits podem ser comprados com cartão de débito, cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta corrente e ficam disponíveis na conta do usuário, que é associada diretamente ao console.
Segundo a empresa, a ZeeboNet 3G foi projetada por alguns dos principais especialistas em rede sem fio do mundo e é composta por dois tipos de servidores: os de game e os de Z-Credits. Nos primeiros, ficam armazenados os títulos disponíveis.
Os segundos servidores são responsáveis pelas operações de compra de Z-Credits, que envolvem consultas aos bancos e às operadoras de cartões de crédito. O download dos jogos somente é liberado pelo servidor de games depois que o servidor de Z-Credits confirma a compra e o saldo de créditos. Cada download completado é registrado nos servidores e o pagamento dos royalties para o estúdio ou sua revenda local autorizada é efetuado automaticamente.
Os segundos servidores são responsáveis pelas operações de compra de Z-Credits, que envolvem consultas aos bancos e às operadoras de cartões de crédito. O download dos jogos somente é liberado pelo servidor de games depois que o servidor de Z-Credits confirma a compra e o saldo de créditos. Cada download completado é registrado nos servidores e o pagamento dos royalties para o estúdio ou sua revenda local autorizada é efetuado automaticamente.
Coragem
“Nosso modelo de comercialização de jogos é revolucionário e corajoso, não abre espaço para a pirataria e oferece uma experiência inovadora para os consumidores”, ressalta Fischer. Ainda este ano, os brasileiros em todo o país terão a oportunidade de conferir as vantagens do Zeebo pessoalmente. É o VIP Teste, que será realizado pela Tectoy em dezembro. A idéia é que eles avaliem e avalizem o console.
“Nosso modelo de comercialização de jogos é revolucionário e corajoso, não abre espaço para a pirataria e oferece uma experiência inovadora para os consumidores”, ressalta Fischer. Ainda este ano, os brasileiros em todo o país terão a oportunidade de conferir as vantagens do Zeebo pessoalmente. É o VIP Teste, que será realizado pela Tectoy em dezembro. A idéia é que eles avaliem e avalizem o console.