TELECOM

Telebras tem dívida milionária com fornecedores

Estatal admitiu ter dinheiro no caixa, mas não poder usá-lo por depender do orçamento do governo.

02 de setembro de 2024 - 13:37
Telebras garante que não está contratando novos prestadores de serviços para driblar a dívida (Foto: Divulgação)

Telebras garante que não está contratando novos prestadores de serviços para driblar a dívida (Foto: Divulgação)

A Telebras, estatal responsável por gerir os serviços de telecomunicações no Brasil, admitiu ter dívidas na casa dos milhões com prestadores de serviços encarregados pela manutenção de sua infraestrutura.

A companhia diz ter dinheiro no caixa para quitar os valores, mas revela que não é possível fazê-lo no momento, pois depende do orçamento do governo.

A informação foi dada com exclusividade pelo Convergência Digital.

A publicação conversou com Ivan Ianelli, presidente da Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), que afirma que a estatal está realizando contratações emergenciais para não ficar sem suporte.

“Já fizemos de tudo para tentar receber, mas virou uma bola de neve. Pagamento de governo é sempre mais demorado, mas chegou a um ponto insustentável. Os atrasos existem desde o ano passado. Já buscamos deputados, senadores, ministérios, mas nada até agora”, disse Ianelli.

Em resposta, a Telebras garante que não está contratando novos prestadores de serviços para driblar a dívida.

Fundada em 1972, a Telecomunicações Brasileiras (Telebras) é uma empresa estatal federal vinculada ao Ministério das Comunicações, sendo responsável por implementar as Políticas Públicas de Telecomunicações do Brasil.

Em 2023, a empresa recebeu um montante menor da União, avaliado em R$ 240 milhões, baixa de 0,6%.