Cristina Caresia, diretora de Gente e Gestão da Tenda - Foto: Linkedin
A Tenda, uma das principais construtoras e incorporadoras do país, criou um aplicativo de gestão de carreira para colaboradores internos inspirado em aplicativos de relacionamento, como o Tinder.
Denominado Deu Match!, a plataforma tem como objetivo reter talentos e facilitar a mobilidade interna por meio do perfil e do desejo profissional de seus funcionários.
Segundo a construtora, muitos profissionais deixavam de se inscrever em vagas internas por falta de clareza sobre onde poderiam chegar dentro da empresa e partiam para disputar vagas no mercado e em concorrentes.
A partir de um trabalho conjunto com os times de Gestão & Gente, Ciência de Dados, Inteligência de Mercado, Marketing e TI, a empresa desenvolveu uma plataforma que mapeia as competências de cada área e cruza as informações do perfil do colaborador por meio do uso de algoritmos.
Os colaboradores foram instruídos a responder uma série de perguntas sobre a trajetória de cada um, além de competências técnicas e comportamentais. A partir das informações levantadas, o app apresenta ao funcionário três áreas da empresa compatíveis com seu perfil.
“O Deu Match! é mais do que uma ferramenta. Não podíamos aceitar que talentos saíssem por falta de visibilidade das oportunidades que existiam, só não estavam tão evidentes para todos. Por isso, decidimos agir", afirma Cristina Caresia, diretora de Gente e Gestão da Tenda.
De acordo com a Tenda, em apenas oito dias, o Deu Match! teve mais de 100 acessos registrados, aplicados a 19 áreas da empresa com base no histórico de movimentações, e apresentou alta taxa de conclusão, além de feedbacks positivos sobre clareza, linguagem e aplicabilidade.
Os próximos passos são refinar o algoritmo, integrar o sistema ao programa de vagas da empresa e fazer com que os colaboradores recebam alertas automáticos quando surgir uma vaga aderente ao seu perfil.
A Tenda é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.
Com foco em habitação econômica, atua em 10 regiões metropolitanas do país com empreendimentos voltados às faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos quais já vendeu 150 mil imóveis.
