CONSTRUTORA

Tenda gere pós-obra com FastBuilt

Projeto-piloto reduziu em seis dias o tempo médio de atendimento a chamados.

07 de outubro de 2025 - 12:35
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Tenda, uma das principais construtoras e incorporadoras do país, adotou a plataforma de gestão do pós-obra e relacionamento com o cliente da FastBuilt, construtech especializada em ferramentas de melhorias em gestão e processos.

A construtora precisava de uma solução que centralizasse os processos de assistência técnica em um único ambiente, permitindo ter todo o histórico do imóvel e facilitando a abertura de chamados pelos clientes sem a necessidade de ligação ou e-mail.

Para isso, a FastBuilt desenvolveu um aplicativo com comunicação integrada, dashboards em tempo real, rastreabilidade dos chamados e comunicação com o cliente de forma rápida e clara, e implementou um projeto-piloto na Tenda.

A partir dessa automação, a empresa observou maior visibilidade sobre os custos, uma retroalimentação mais ágil, redução de retrabalhos e promoção de melhorias em projetos, suprimentos e obras.

Além disso, a construtora pontuou a facilidade de organizar o deslocamento dos técnicos de manutenção, avaliar a qualidade dos serviços e produtos usados nos empreendimentos e, assim, propor melhorias em novos projetos.

“Nossos processos, antes fragmentados em diversas ferramentas, impactavam tanto a operação quanto a experiência do cliente. Com a plataforma, centralizamos toda a jornada em um único ambiente”, destaca Maria Helena Dimas, gerente nacional de qualidade e GAPE da Tenda.

Os resultados do projeto-piloto mostraram uma redução de seis dias no tempo de atendimento a chamados, representando uma diminuição de 40%, o que pode gerar um aumento de 11% no volume de condomínios atendidos.

A Tenda passou a utilizar a ferramenta em 28 empreendimentos espalhados por São Paulo, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e pretende ampliá-la para mais 256 em todo o país.

Outra solução adotada foi o módulo de Manutenção Preventiva da plataforma, destinado a gestores de condomínios e síndicos.

Segundo a empresa, a ferramenta facilita o acompanhamento do calendário de manutenções e o registro do histórico para o condomínio em uma possível troca de síndico, garantindo segurança estrutural e jurídica aos empreendimentos em médio e longo prazos.

A Tenda é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.

Com foco em habitação econômica, atua em 10 regiões metropolitanas do Brasil com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida, nos quais já vendeu 150 mil imóveis.

A FastBuilt foi fundada em 2018, em Blumenau, Santa Catarina, e atua com uma plataforma voltada para a gestão do pós-obra, com foco em redução de custos, integração de processos e melhora na gestão de equipes.

Sua solução permite o registro de todas as informações do imóvel, a geração de manual digital do proprietário e o controle de cada etapa do pós-obra (vistoria, manutenções, assistências técnicas, personalização e customização, manutenção preventiva e geração de garantias).

Presente em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, a empresa pretende atender cerca de 500 construtoras e ter mais de 200 mil lares gerenciados até o fim de 2025.