
Da esquerda para direita: Rodrigo Rodrigues, Ana Deccache e Giovanni Rivetti. Foto: Estevão Andrade
O The Town, festival de música que acontece em São Paulo a partir do próximo sábado, 2, contará com um aplicativo com função de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) criado pela Context Creative Tech, empresa do Grupo Dreamers.
Através do app, o usuário pode acessar a Maquete AR para conhecer as atrações do evento e de marcas patrocinadoras de forma lúdica.
Na funcionalidade Navigation AR, o público conta com uma visão ampliada da Cidade da Música, como foi batizado o local do festival (no Autódromo de Interlagos), em relação ao espaço.
Além disso, pode acessar informações sobre tempo, serviços, experiências e conteúdo extra.
Por meio das lentes disponíveis — palcos, atrações, alimentos e bebidas, serviços para o fã, banheiros, acessibilidade, mobilidade e SOS, e atrações dos patrocinadores — o usuário conseguirá, a partir da sua localização, ver a quantos metros de distância está do local que deseja ir.
"Será possível descobrir como melhor se locomover até a atração ou serviço desejado, informar-se do line-up de cada um dos cinco palcos nas dimensões 'acontece agora' e 'próxima atração', além de incrementar a diversão com conteúdos imersivos de impacto", explica Giovanni Rivetti, CEO da Context Creative Tech.
Além disso, ao apontar a câmera do celular para a área dos palcos, quadros se revelam, mostrando o status do line-up no momento.
Segundo Ana Deccache, diretora de marketing do The Town e Rock in Rio, o incremento da realidade aumentada vai antecipar e aprofundar a experiência do fã antes da abertura de portas.
"Desde planejar seus shows até antecipar a compra de chope, hoje os fãs podem concentrar boa parte de seu planejamento e de sua experiência neste canal. O incremento da realidade aumentada vai evoluir ainda mais a entrega de nossos serviços durante o festival, nosso app está ainda mais lúdico, robusto, inovador e, o mais importante, mais relevante para o nosso fã", afirma Deccache.
O festival também contará com a Eletromídia, especializada em comercialização de mídia Out Of Home (OOH), que forneceu a rede de mobiliário urbano presente na Cidade da Música e nas principais rotas de mobilidade de São Paulo.
No mobiliário urbano virtual, que apoia a versão 3D do Autódromo de Interlagos, local onde o festival irá acontecer, informações consideradas essenciais serão comunicadas ao público presente.
A Vivo, uma das patrocinadoras, disponibilizou Charge Stations, locais para recarregar a bateria de celulares, que também terão sua localização informada no app.
Já a Heineken terá oito espaços sinalizados na Maquete AR por meio das lentes "Good Times at The Town" e "Bares HNK", que facilitarão o acesso a ativações da marca, além da venda de chopp.
Criado pelos donos do Rock in Rio, o The Town terá sua primeira edição nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro.
O festival será realizado no Autódromo de Interlagos e contará com seis palcos, mais de 235 horas de música e expectativa de 500 mil pessoas. Entre suas principais atrações internacionais, estão Bruno Mars, Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters e Demi Lovato.
A Context Creative Tech foi criada neste ano com o objetivo de ampliar a área de comunicação do Grupo Dreamers, dono do Rock in Rio, executando projetos sob demanda e incorporando negócios através do desenvolvimento de produtos digitais próprios.