No trabalho como professor, Braga Rosa já se desdobra para estimular os futuros profissionais da Informática a se empenharem pelo crescimento do setor. Na Câmara, então, nem se fala: foi uma das figuras-chave na conquista da redução da alíquota de ISS de 5% para 2% sobre o setor de TI em Porto Alegre. “Isso culminou em uma expansão de 6% na arrecadação do tributo, na comparação entre os biênios 2002-2003 e 2004-2005”, revela o vereador. “São essas e outras batalhas que motivam a permanência na política. O setor de tecnologia já ganhou muito espaço, mas ainda tem bastante a alcançar. Sinto-me como um desbravador, que está abrindo cancha para que novos talentos assumam o desafio de participar da administração pública, onde as questões sociais são definidas no atacado”, empolga-se.
Fora das salas e gabinetes, o entusiasmo é o mesmo. No surf, por exemplo, Newton já está há 16 anos. “Comecei por volta dos 50, para me aproximar ainda mais de meu filho Bruno, que na época estava com oito anos de idade. Acabei me apaixonando”, conta. Hoje, ele pratica o esporte nas praias catarinenses, por considerar o mar gaúcho muito violento. “Sempre que posso, vou para a praia surfar. Isso dá uma média de três, quatro vezes por ano”, relata. “Só não entro em competições por falta de concorrentes da minha idade. Venceria por WO todas as vezes”, brinca.
A vela é outra paixão. “Pratico no Guaíba, pelo Clube Jangadeiros, há muito tempo”, diz o professor-vereador-esportista-... (espaço para alguma outra função que ele certamente vai acabar arranjando). “Acho importante a aproximação com a água. Entretanto, no barco estou longe dela. Então, o surf complementa isso, me proporcionando um contato mais íntimo com este elemento”, afirma.
Para quem já está cansado só de ler tanta atividade, é melhor retomar o fôlego. Neste final de semana, Braga Rosa está subindo a Serra para participar de um enduro do Campeonato Gaúcho de Rally de Regularidade. Adepto do Jipe desde a década de 80, ele conta que o offroad não é só mais um de seus amores, mas também uma filosofia de vida. “Aqui, a meta não é a velocidade – é vencer obstáculos sem sair da rota”, teoriza.