
Foto: divulgação.
A TIM contratou a Dina Digital, integradora carioca especializada em segurança da informação, para expandir o uso das soluções da F5 Networks por meio de três projetos.
Com o uso de inteligência artificial e machine learning, os projetos contemplam ferramentas de DNS seguro, otimização de tráfego de rede e firewall de alta capacidade para rede móvel, já pensando em tecnologias e infraestrutura que preparam a rede para o 5G.
Segundo a empresa, a proposta é ter uma plataforma integrada que melhore a experiência do usuário da TIM, garantindo entrega de dados com menos perda e mais segurança.
Na primeira fase, o foco será na implementação da solução de DNS seguro em diversos pontos de presença (PoPs, na sigla em inglês), responsáveis pela distribuição do acesso local de internet aos clientes.
Neste caso, a meta é evitar gargalos na função de endereçamentos IP, diminuir a latência e acelerar a navegação.
Sem explicar mais detalhes, a operadora conta que os projetos vão reduzir o número de empresas contratadas, ajudando a reduzir custos e promover mais sinergia entre as áreas técnicas.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2020, a companhia listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,8 bilhão, baixa de 49,1% em relação ao ano anterior.
Criada em 1996, a F5 Networks está listada na Nasdaq, tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e conta com 85 escritórios em 43 países.
A empresa fechou o ano fiscal de 2021 com um faturamento de US$ 2,60 bilhões, alta de 10,6 % frente aos resultados do ano anterior.
Além da F5, a Dina Digital também atua com marcas como Cisco, Tufin, Check Point, Veritas, Sentinel One, Net Number, Fortinet, Nutanix e Force Point desde 2012.