DATA CENTER

Tivit migra serviços de TI da Racional para nuvem

O processo de migração teve início em janeiro de 2013 e foi finalizado no início deste ano.

09 de setembro de 2014 - 16:11
Racional foi fundada em 1971. Foto: Divulgação.

Racional foi fundada em 1971. Foto: Divulgação.

A Tivit desenvolveu um ambiente em nuvem para a Racional Engenharia. O projeto contou com a migração do ambiente de TI da Racional para os data centers de alta disponibilidade da Tivit. Essa é a primeira vez que a empresa dispõe de uma infraestrutura externa. 

O processo de migração teve início em janeiro de 2013 e foi finalizado no início deste ano.

A proposta inicial contava com a migração dos servidores de e-mail e um ambiente de disaster recovery para a Racional. 

O projeto evoluiu durante a migração e a Tivit provisionou todo o ambiente da empresa para uma nuvem híbrida que inclui todos os servidores produtivos da empresa, incluindo servidores de e-mail, telecomunicações e ERP, além de toda a documentação de gestão e operação das obras.

O ambiente de cloud está localizado em São Paulo, enquanto o de disaster recovery está no Rio de Janeiro.

"O resultado da migração para a Tivit trouxe maior confiabilidade e altos níveis de segurança no ambiente de TI", afirma Ricardo Ferrigno, Gerente de TI da Racional Engenharia. 

Fundada em 1971, a Racional é uma das principais empresas de engenharia e construção civil voltada exclusivamente para o mercado privado B2B. A empresa, sediada em São Paulo, soma mais de 550 obras realizadas em todo território nacional.

Atua em oito segmentos: edificações de missão crítica (datacenters e P&D), edifícios corporativos, shopping centers e varejo, plantas industriais, hospitais, hotéis e resorts, parques logísticos e educação e cultura.

Nos últimos dois anos a Tivit investiu mais de R$ 15 milhões em infraestrutura e contratação de profissionais de Cloud Computing. Em 2013 a oferta de serviços na nuvem representava 10% da receita da companhia. 

A Tivit possui um portfólio organizado em três unidades de negócios: Gestão de Infraestrutura de TI, Gestão de Aplicações e Gestão de Processos de Negócios.

Atualmente, possui 25 unidades e afirma ter entre seus clientes 300 das 500 maiores empresas brasileiras. A companhia presta serviços para bancos, seguradoras, empresas de meios de pagamento, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.